(Samuel Costa)
Durante mutirão de inspeções, realizado em bares e restaures no bairro de Lourdes, na região Centro Sul de Belo Horizonte, pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi comprovado que cinco deles tinham “gatos” de energia elétrica. A ação, divulgada pela distribuidora de energia, aconteceu na segunda-feira (19) em 18 estabelecimentos. Segundo a companhia, as cinco unidades consumidoras em que foram encontradas as fraudes devem ter que pagar cerca de R$ 87 mil nos próximos 12 meses. Os clientes irregulares ainda vão ressarcir à Cemig o consumo de energia que não foi paga no prazo máximo dos últimos 36 meses.
A Cemig estima que a tarifa de energia poderia ser 5% menor se não houvessem fraudes. “Os prejuízos causados pelas fraudes são rateados entre os consumidores e, assim, o cliente adimplente pelo consumidor fraudador”, explica Marco Antônio de Almeida, gerente gestão e controle da medição da companhia energética.
Os medidores irregulares recolhidos foram encaminhados para o laboratório da companhia energética. Se forem confirmados os “gatos”, os infratores podem responder criminalmente. A pena inclui multa e oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcir toda energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa.
Perigo
A Cemig orienta que a prática de “gatos” pode ocasionar acidentes fatais, além de incêndios e danos à rede elétrica. “ Além da sobrecarga na rede elétrica, as ligações irregulares podem causar graves acidentes e danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia, devido às constantes interrupções no sistema elétrico provocadas pela sobrecarga gerada pelo consumo irregular. Além disso, são registradas várias ocorrências de rompimento de fios e queima de transformadores devido a essa prática criminosa”, afirmou o gerente.
Tecnologia
A companhia tem promovido diversas ações para reduzir o número de ligações irregulares. Entre as iniciativas estão a utilização de softwares de inteligência para seleção de alvos e o monitoramento à distância do consumo de grandes clientes. Por meio do Centro Integrado de Medição é possível identificar instantaneamente qualquer anomalia no padrão de consumo de energia destes grandes clientes – aproximadamente 13 mil clientes que representam cerca de 45% do faturamento da Cemig – e enviar equipes de campo para regularização das fraudes.