CONTAGEM

Cinco estudantes são detidos durante abordagem dentro de escola estadual, na Grande BH; veja vídeo

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
23/08/2022 às 10:28.
Atualizado em 23/08/2022 às 16:10
 (Reprodução / Redes sociais)

(Reprodução / Redes sociais)

Cinco estudantes foram presos durante abordagem policial dentro de uma escola estadual, na noite dessa segunda-feira (22), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar (PM), três dos envolvidos eram menores de idade. 

De acordo com informações do boletim de ocorrências, uma guarnição realizava patrulhamento  no bairro Tropical, quando os militares sentiram forte odor de maconha próximo a Escola Estadual Vinicius de Moraes. Os policiais solicitaram permissão à direção para entrar no local. 

Diante da autorização, os policiais se dirigiram à quadra de esportes do colégio, onde estava dezenas de estudantes. Os militares revistaram alguns alunos e, em dado momento, encontraram um cigarro de maconha próximo ao pé de uma garota de 16 anos. 

Questionada sobre a procedência da droga, ela assumiu ser dona do entorpecente. A adolescente contou que é dependente química há 8 meses e que havia mais drogas em sua casa. Ela foi detida e na residência dela foram encontrados três cigarros e uma bucha de maconha. A menina foi conduzida, sob a presença de um responsável, até a delegacia. 

Jovens reagem a abordagem 

A operação policial gerou revolta entre outros alunos que iniciaram uma confusão. Um rapaz, de 18 anos, teria se exaltado e proferido xingamentos contra os militares, que deram voz de prisão a ele. 

No entanto, o jovem teria escapado dos policiais no momento em que era colocado na viatura e se escondido dentro da escola. Os militares foram em busca do suspeito, mas outros alunos teriam tentado proteger o colega e agredido os agentes com socos e pedradas. 

Ainda conforme o boletim de ocorrência, os alunos ainda tentaram tomar a arma de um dos militares que sacou a arma e usou spray de pimenta para intimidar a ação dos agressores.

Segundo os militares, devido às agressões, foi necessário pedir reforço policial. Após a chegada de mais uma guarnição, os policiais efetuaram a prisão do jovem de 18 anos que tentou fugir. Outras três pessoas foram detidas. Entre elas, um maior de idade que foi preso e dois menores apreendidos.

Em nota, informou que os envolvidos prestaram depoimento e, após as oitivas, a Autoridade Policial lavrou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de resistência em que os jovens, de 18 e 19 anos, assinaram termo de compromisso de comparecimento em audiência no Juizado Especial Criminal e, em seguida, foram liberados.

"Em relação ao adolescente, de 16 e 17 anos, eles foram ouvidos na presença de seus representantes legais e liberados. A Polícia Civil instaurou procedimento investigativo para apurar o ato infracional análogo ao crime de resistência. Já em relação a adolescente, de 16 anos, foi instaurado procedimento investigativo pelo ato infracional de uso e consumo de drogas", informou.

Também em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) disse que a Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, responsável pela coordenação da escola, acompanha o caso para prestar o apoio necessário. "Quanto à conduta da PMMG, os fatos devem ser apurados com a instituição de segurança", explicou. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por