Informações estarão afixadas dentro dos coletivos, nas estações e também podem ser consultadas pela internet
(Valéria Marques / Hoje em Dia)
Passageiros do transporte público de Belo Horizonte devem ficar atentos às alterações no quadro de horários dos ônibus no período das férias escolares. A partir de segunda-feira (14), as linhas convencional e suplementar vão operar com menor ofertas de viagens.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), 289 linhas do sistema convencional e 24 do suplementar que operam em dias úteis passarão a adotar o quadro de horário do tipo “férias de julho”. Para algumas (76 do convencional e 8 do suplementar), não haverá diferença entre o quadro atual e o de recesso.
Mais detalhes sobre as alterações nos horários de cada linha estarão afixadas dentro dos ônibus, nas estações e também podem ser consultadas neste link.
O quadro de horário de férias é implantado em janeiro e na segunda quinzena de julho. Segundo a PBH, são períodos em que há queda na demanda de passageiros em função de vários fatores, como férias escolares e trabalhistas.
A redução na oferta de viagens é de 7,3%. No serviço convencional serão ofertadas 22,5 mil viagens por dia útil, 92,6% de um dia útil típico - que tem 24.298.
Conforme a prefeitura, um estudo apontou que, em 2024, a média de passageiros nos dias úteis da segunda quinzena de julho foi cerca de 9,4% menor do que nos primeiros dias do mês.
Ainda de acordo com a administração municipal, cada linha foi analisada individualmente, com base na respectiva demanda. Neste período de férias, não haverá redução de viagens aos sábados e domingos.
Leia mais: