precaução

Cirurgias eletivas na Santa Casa são suspensas após incêndio atingir ala do CTI, diz secretário

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
28/06/2022 às 14:09.
Atualizado em 28/06/2022 às 14:42
 (Reprodução Redes Sociais)

(Reprodução Redes Sociais)

Estão suspensas as cirurgias eletivas realizadas na Santa Casa de Belo Horizonte. A medida ocorre por conta do incêndio que atingiu o 10º andar da unidade de saúde e deixou o hospital sem 50 leitos de CTI. O espaço segue interditado nesta terça-feira (28), um dia após o incidente, e ainda não há previsão para normalização.

A informação é do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. “A Santa Casa teve que suspender cirurgias eletivas agora para garantir que toda urgência seja realizada e o leito de CTI seja suficiente", disse em entrevista à Rádio Itatiaia. 

Com as chamas, três leitos do Centro de Terapia Intensiva do hospital localizado no bairro Santa Efigênia foram completamente destruídos. Outros 47 estão interditados por conta de vidros espalhados no local vindos de janelas que foram quebradas durante a ocorrência. No entanto, segundo Baccheretti, dez leitos de CTI atingidos pelo incêndio devem ser reabertos ainda essa semana pela Santa Casa.

“Fizemos um plano de contingência e os equipamentos que forem necessários, como monitores e respiradores, serão ofertados pelo Estado e pela rede Fhemig como forma de garantir esses leitos”, concluiu o titular da pasta, considerando que também serão disponibilizadas vagas no Hospital Júlia Kubitschek e Maternidade Odete Valadares. 

“O Eduardo de Menezes também deve abrir, na próxima semana, alguns leitos de semi-intensivo para que a gente consiga, junto ao município, suprir essa necessidade”, afirmou. 

Os demais leitos interdidatos nessa segunda devem ser reativados de forma gradativa. “Logo a Santa Casa vai estar com 100% de funcionamento e vai voltar a  fazer tudo que faz muito bem”, finalizou.

O Hoje em Dia procurou a Santa Casa para esclarecimento sobre as cirurgias adiadas e aguarda retorno.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por