A OMS estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempo seco em 206 cidades mineiras nesta sexta-feira (17). Segundo o aviso, a umidade relativa do ar nesses municípios pode entre 30% e 20%, ocasionando riscos de incêndios florestais e à saúde.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.
Válido até 18h de hoje, o comunicado atinge cidades nas regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste de Minas, Noroeste, Norte e Oeste de Minas. Clique aqui e confira os municípios incluídos no alerta.
O Inmet faz as orientações em caso de baixa umidade do ar:
Belo Horizonte terá mais um dia de calor e tempo seco nesta sexta. De acordo com a Defesa Civil municipal, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima foi de 16,7 °C, a máxima estimada é de 30°C. Não há previsão de chuva. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 35% à tarde.
O órgão municipal já havia emitido, na quinta, um alerta para onda de calor e tempo seco, válido até segunda-feira (20). Conforme o órgão municipal, a atuação de uma massa de ar seco e quente provoca a ocorrência de onda de calor, baixa umidade do ar e registros de temperaturas em torno de 30°C, principalmente no período da tarde.
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.