As chuvas intensas dos últimos dias fizeram com que Minas passasse a ter 120 cidades em situação de emergência reconhecida. Nesta terça-feira (3), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) reconheceu os efeitos dos temporais da última sexta-feira (30) em Santa Rita de Caldas, no Sul do Estado.
Na ocasião, a cidade registrou 89 mm de precipitações, que ocasionaram o transbordamento do Rio Claro, que corta Santa Rita de Caldas, provocando alagamento, inundação e deslizamento no centro da cidade, nos bairros Rio Claro e Santa Terezinha, e na zona rural, no bairro Casinhas. Com isso, seis pessoas ficaram desabrigadas e uma ficou desalojada.
De acordo com a Cedec, desde 21 de setembro, quando começou o período chuvoso, Minas já registrou 14 óbitos, 1.604 pessoas desabrigadas e 7.463 desalojadas. No momento, não há municípios com comunidades ilhadas.
Para ajudar a população atingida, a Defesa Civil já arrecadou 4.295 cestas básicas, 1.071 colchões, 1.159 kits dormitório (fronha, travesseiro e cobertor de casal), 1.996 kits de higiene (sabonete, papel higiênico, absorvente, creme dental e escova de dentes) e 3.798 itens avulsos como água sanitária, vestuário, água mineral, álcool em gel, lonas, kits de limpeza, itens alimentícios e fraldas.
Risco de chuva
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas fortes devem marcar presença no Estado até a próxima segunda-feira (9), com volume acima de 100 mm, nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Noroeste, Metropolitana de Belo Horizonte e Central.
Já de segunda (9) até 16 de janeiro, a tendência é que as chuvas mais expressivas sejam registradas nas regiões Sul, Triângulo, Oeste, Campo das Vertentes e Noroeste.
A Defesa Civil pede que a população fique atenta a sinais que antecedem deslizamentos de terra como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, árvores e postes inclinados.
Para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil, basta se cadastrar enviando uma mensagem de texto (SMS), com o CEP do local de interesse, para o número 40199.
(*) Com Agência Minas.
Leia mais: