(Flávio Tavares)
A viagem de trem entre Belo Horizonte e Vitória voltou a ser realizada nesta quarta-feira (16), anunciou a Vale. De acordo com a empresa, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) foi liberada por volta das 21h desta terça-feira (15).
Mas no sentido contrário o trajeto não foi normalizado e a viagem será restrita ao trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte. A expectativa é que o trem de passageiros volte a operar normalmente na quinta-feira (17), de acordo com a empresa.
A paralisação teve início na manhã desta segunda-feira (14) depois que pescadores bloquearam a Ferrovia Vitória/Minas, em Baixo Guandu, no Espírito Santo. Eles protestam contra o modelo de indenização pelo desastre de Mariana. O rompimento da barragem de Fundão aconteceu em 2015 e prejudicou diretamente a atividade pesqueira ao inundar o rio Doce com lama de rejeitos.
Transtorno
Quem não conseguir embarcar pode reagendar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem. Essa opção também será válida para quem comprou a passagem para os trechos onde o trem circulará nesta quarta-feira (16). Para isso, é preciso se dirigir, no prazo de até 30 dias, a qualquer uma das estações localizadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Mais informações podem ser solicitadas por meio do Alô Ferrovias 0800-285-7000.