Combate ao mosquito

Com limpeza de terrenos e blitzen educativas, Minas recebe segundo Dia D contra a dengue

Ação busca mobilizar e conscientizar a população sobre como manter os ambientes livres de focos do Aedes aegypti

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
24/03/2024 às 14:47.
Atualizado em 24/03/2024 às 15:00
 (SES MG / Divulgação)

(SES MG / Divulgação)

Minas Gerais recebeu o segundo dia D de combate à dengue, chikungunya e zika. Intitulado como "Minas Unida no Combate ao Mosquito", a ação busca mobilizar e conscientizar a população sobre como manter os ambientes livres de focos do Aedes aegypti.

A mobilização ocorreu nesse sábado (23) e contou com a participação de 620 municípios, distribuídos em todas as 28 Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais. Ações como mutirões de visitas às casas para orientação, limpeza de ambientes propícios à reprodução do mosquito transmissor, além de passeatas, atividades lúdicas, blitzen educativas, entrega de material informativo, intervenções artísticas, foram promovidas pelas prefeituras que participaram da ação. 

Na capital, as ações de prevenção foram realizadas nas nove regionais. Na região da Pampulha, foi feito mutirão de limpeza pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e sobrevoo de drones para mapear e eliminar os focos do mosquito, além de vistorias dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) para orientação dos moradores e comerciantes.

O Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde de BH, também realizou abordagens educativas, com a distribuição de materiais informativos de prevenção às arboviroses.

A subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde de Belo Horizonte, Thaysa Drummond, destacou que a atuação do município tem sido incessante. “Não apenas nesse Dia D, mas diariamente, temos realizado uma série de ações no combate ao mosquito Aedes aegypti”, ressaltou.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por