Além das comidas típicas, evento conta com vasta programação cultural
São mais de 70 pratos, preparados com as mais variadas iguarias da cozinha regional (Marden Mendonça/Divulgação)
Começa na próxima quinta-feira (30) o XVI Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica. A festa na cidade considerada o “berço cultural do Centro-Oeste mineiro” segue até domingo (2). Ruas e praças do município serão ocupadas.
A vasta programação contará com a presença de cozinheiros, quitandeiras, agricultores, produtores de queijos, linguiças, cachaças e artesãos locais que prometem animar o fim de semana do feriado de Corpus Christi.
O melhor da culinária da roça será oferecido ao público em barracas, tendas, bares e restaurantes. São mais de 70 pratos, preparados com as mais variadas iguarias da cozinha regional e transmitidos de geração em geração, repletos de história e sabor.
Nessa jornada gastronômica, pratos como angu mole com molho de carne desfiada e couve, carne de porco na lata com farofa, linguiça, chouriço, buchinho recheado, moranga recheada com carne da roça, arroz com suã, costelão com milho e batata ao molho com arroz, feijão tropeiro, frango com quiabo e angu de milho, além de doces e quitandas. Também há opções de bebidas produzidas artesanalmente, como cervejas e cachaças.
Segundo os organizadores, o evento celebra todo o processo que leva o alimento do campo à mesa, destacando a importância dos ingredientes locais, muitos deles produzidos por pequenos agricultores.
Durante o festival também são realizadas oficinas culinárias com chefs de renome, entre eles Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, Marcia e Elzinha Nunes, do restaurante Dona Lucinha, ambos de Belo Horizonte. Nas oficinas, os chefs preparam deliciosas receitas diante do público.
Além das comidas típicas, o festival conta com programação cultural, com diversos artistas locais e regionais e outros de renome nacional, como Alan e Alex, Roberta Miranda, Falcão e Vardel, e Clayton e Romário.
“O Festival de Gastronomia Rural tem grande relevância no fomento da economia local, uma vez que, além de todo o giro de capital ocorrido na festa em si, movimenta todo o setor de comércio e serviços da cidade, como hotelaria, supermercados, salões de beleza, lojas de roupas e sapatos, entre outros”, afirma o prefeito do município, Wirley Reis, o popular Têko.
Leia mais:
Espetinhos do Paulão é o vencedor da 24ª edição do Comida di Buteco BH; veja melhores pratos
Veja quem recebe o Bolsa Família nesta terça-feira
Como fica o tempo nesta terça em BH? Veja a previsão