META PARA 2024

Com novas salas, Hospital Dr. Mário Ribeiro, em Montes Claros, prevê realizar 2 mil cirurgias ao mês

Márcia Vieira
DE "O NORTE"
24/02/2024 às 06:00.
Atualizado em 24/02/2024 às 09:15
Atendimento no Hospital Dr. Mário Ribeiro alia profissionalismo, humanização e tecnologia (ASCOM/ HC)

Atendimento no Hospital Dr. Mário Ribeiro alia profissionalismo, humanização e tecnologia (ASCOM/ HC)

Inaugurado em julho de 2013, o Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro oferece atendimento a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos cobertos por convênios médicos. Para 2024, a unidade de saúde localizada em Montes Claros, no Norte de Minas, tem a meta de realizar 2 mil cirurgias por mês.

Além dos procedimentos oftalmológicos, o HCMR se destacou no ano passado com as demais cirurgias eletivas. Ao todo, foram 19.453, o que representa uma média de 1.600 procedimentos por mês – ou 74 cirurgias por dia útil. Operações de urgência, partos e cesárias não entram na conta. 

A abordagem inovadora integra tecnologia avançada e um atendimento humanizado, fundamentado em um processo de melhoria contínua, visando sempre aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados.

Para o professor Ruy Muniz, médico fundador do HCMR, as últimas conquistas estão amparadas pela filosofia central da instituição, de valorização da vida humana, com forte compromisso em formar profissionais dedicados e alinhados ao propósito de servir aos pacientes com excelência.


Segundo ele, agilidade, segurança e qualidade são os pilares da estratégia de atendimento, baseados na crença de que “um serviço excepcional é fruto de um trabalho em equipe eficaz e de lideranças visionárias capazes de direcionar a organização com clareza e precisão”. 

A expectativa é de chegar a 2 mil cirurgias por mês e a um total de 24 mil em todas as áreas da medicina. Atualmente, são nove salas em funcionamento. A previsão é inaugurar até o fim de março de 2024 mais sete salas cirúrgicas, sendo três com torres de vídeo e uma robótica. 

“O HCMR vai ser líder em cirurgia minimamente invasiva em Minas Gerais com 16 salas cirúrgicas, sendo sete com Torres de Video com a mais avançada tecnologia e uma com o Robô Da Vince xi da INTUITIVE / Strattner”, assegura Muniz.

Gargalo

Coordenadora do serviço de oftalmologia do HCMR, a médica Ariadna Borges Muniz ressaltou que a cirurgia de catarata é o principal gargalo em Montes Claros. A doença é a primeira causa de cegueira na população. 

“Hoje nós zeramos a fila na cidade e o paciente que chega, em menos de um mês, passa por exames e faz o procedimento. Estamos dando vazão ao atendimento de pacientes de municípios vizinhos, pactuados com a Secretaria Municipal de Saúde”, comemora. 

Além da catarata, glaucoma e pterígio estão entre os vários serviços ofertados pelo setor de oftalmologia do hospital, que periodicamente realiza mutirões aos fins de semana, com a presença de médicos renomados de Belo Horizonte, fruto da parceria com o Hilton Rocha.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por