Levantamento foi feito com 251 empresários da capital mineira

(Paulo Pinto/Agência Brasil)
Comerciantes de Belo Horizonte estão investindo em estratégias para atrair os consumidores na Black Friday. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) divulgada nesta segunda-feira (24), as principais “táticas” dos empresários são descontos expressivos (87,5%), divulgação (85,7%), flexibilidade de pagamento (51,79%) e uso das mídias sociais (12,5%). O levantamento foi feito com 251 empresários da capital mineira.
“Os lojistas estão com boas expectativas para a data e quase 70% acreditam que este ano será melhor que o passado. Por isso, eles estão adotando estratégias que atraiam os consumidores e, de preferência, os fidelizem para as vendas de Natal”, destaca o presidente da CDL, Marcelo de Souza e Silva.
O levantamento da CDL mostra que os clientes esperam preços ainda mais baixos que os do último ano e 19,6% estão acompanhando o comportamento dos preços há, pelo menos, três meses.
Segundo a pesquisa, entre aqueles que vão às compras na data, 78,6% compara os benefícios para os pagamentos à vista e parcelados. “O consumidor atual é mais estratégico, que combina planejamento e impulsividade na mesma jornada de compra. Ele pesquisa preços, compara opções, mas está pronto para comprar diante de boas oportunidades".
O levantamento aponta que o “auto-presente” é uma das características do consumidor para a Black Friday. O hábito é comprovado pelo tíquete mais elevado e menor quantidade de itens nas sacolas. A pesquisa mostra que o item desejado é um dos principais fatores que influenciam a compra (19,6%).
“Na Black Friday, as pessoas buscam adquirir um item de desejo pessoal, por isso, o investimento tende a ter maior valor agregado e em menor volume, ao contrário das compras de Natal, que são voltadas para familiares e amigos”, explica o presidente da CDL.
Apesar das boas oportunidades de descontos e do forte apelo comercial da data, é preciso cautela na hora da compra, sobretudo no ambiente online. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, 62% dos consumidores brasileiros admitem realizar compras não planejadas pela internet, um hábito que, apesar de trazer satisfação imediata, leva quatro em cada dez (40%) a gastar mais do que podiam.
A consequência direta desse consumo impulsivo é o impacto financeiro: 35% dos entrevistados já contraíram dívidas ou atrasaram o pagamento de cartão de crédito e contas essenciais por causa desses gastos, evidenciando o dilema entre o prazer momentâneo da compra e o risco de descontrole orçamentário.
Os principais estímulos que levam às compras por impulso online são as ofertas e a conveniência:
“A Black Friday é uma excelente oportunidade de compras, mas exige cuidado. É fundamental que o consumidor planeje seus gastos e avalie cada oferta com atenção. Um consumo responsável protege o orçamento das famílias e contribui para um ambiente de negócios mais saudável, evitando que mais pessoas fiquem inadimplentes e com o acesso restrito ao crédito”, conclui o presidente da CDL-BH.
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