(Beatriz Magalhães/Divulgação)
A queda na arrecadação após a tragédia envolvendo o rompimento da Barragem Fundão, em Mariana, na região Central de Minas, levou vários comerciantes e empresários a promover um protesto em frente a prefeitura da cidade.
O ato realizado na manhã desta segunda-feira (7) reuniu aproximadamente 60 manifestantes na Praça JK, no Centro do município. O protesto, segundo a Polícia Militar, ocorreu de forma pacifica.
Os comerciantes exigiam conversar com o prefeito Duarte Júnior. Eles querem a reativação imediata da Samarco. Conforme a PM, os empresários estão se sentido lesados pois, além do turismo, o consumo dos moradores da região também despencou.
O Executivo já adiantou que não tem o poder para atender a reivindicação dos manifestantes, já que a licença para que a Samarco volte a operar depende da Justiça e dos governos federal e estadual.
Análise
O chefe da Advogacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, comunicou, em fevereiro, que a licença de operação da mineradora poderá ser liberada, sempre vinculada à execução do acordo. “Se o acordo não for executado, a licença será suspensa”.