Moradora ajuizou ação contra o condomínio por considerar injusta a punição (Frederico Haikal/Hoje em Dia/Arquivo)
Pedro Leopoldo, assim como várias cidades da Grande BH, registra aumento nos casos confirmados de Covid-19. As notificações cresceram 400% em relação ao mês passado. Em meio ao avanço da doença, a cidade adotou novas medidas de flexibilização nesta semana.
Porém, apesar de recuar em determinadas ações, com o fechamento das atividades por alguns dias, agora permite o funcionamento de outras que estavam suspensas. Por lá, entrou em vigor o sistema dois por um: o comércio funciona na totalidade por duas semanas e fecha por uma, permitindo somente os serviços essenciais.
Academias, salões de beleza, centros de estética e cursos técnicos com aulas presenciais, que ficaram fechados por mais de cem dias, poderão abrir as portas.
De acordo com o decreto da prefeitura, os estabelecimentos deverão seguir normas de segurança, como o fornecimento de máscara para funcionários, restrição e controle de entrada de clientes, disponibilização de álcool em gel e distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.
O secretário municipal de saúde, Fabrício Simões, disse que essa é uma estratégia de equilíbrio. "Foi flexibilizado mais um tipo de comércio e, em paralelo, se reduziu a possibilidade das semanas de abertura.” Ele lembra que, na semana passada, Pedro Leopoldo estava "fechada".
Desde 4 de maio, a prefeitura vinha adotando o sistema três por um, com três semanas de funcionamento e uma de fechamento. Em 1º de junho, a cidade tinha 17 casos de Covid-19 e, atualmente, 85.
Veja o que pode funcionar em Pedro Leopoldo nas semanas de flexibilização:
- Supermercados
- Padarias
- Sacolões
- Açougues
- Postos de combustível
- Casas de ração
- Farmácias
- Mecânicas
- Borracharias
- Lojas de conserto de celulares
- Materiais de construção
- Distribuidoras de gás e água
- Óticas
- Chaveiros
- Lojas de aviamentos
- Centro de formação de condutores
-Clíncias de estética
- Salões de beleza
- Barbearias
- Academias
- Centros de ginástica
- Estabelecimentos de condicionamento físico
- Escolas profissionalizantes (só aulas práticas)
- Lojas de artigos de vestuário e acessórios
- Artigos esportivos
- Calçados