Preocupação com chuvas motiva visitas técnicas e questionamentos à Prefeitura
Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana (Cláudio Rabelo/CMBH)
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou, nesta segunda-feira (14), nove requerimentos para verificação de danos causados pelas águas das chuvas e prevenção de novos alagamentos na cidade em BH. A finalidade é investigar o funcionamento da drenagem de água pluvial em vias das Regionais Venda Nova, Norte, Oeste e Barreiro.
Durante a reunião, também foram aprovados temas que questionam obras de bacias de contenção que ainda não foram concluídas no Bairro Cenáculo e no São João Batista.
Obras atrasadas
O vereador Wagner Ferreira (PV) um dos autores de requerimentos, solicitou informações sobre obras atrasadas de bacias de contenção na região de Venda Nova. Uma delas está localizada na Avenida Doutor Álvaro Camargos, no Bairro São João Batista. De acordo com o parlamentar, as chuvas intensas transformam essa área em um ponto crítico de alagamento, o que atrapalha a mobilidade e o comércio, além de ser um risco à segurança.
O vereador indaga os órgãos da Prefeitura responsáveis sobre o motivo do atraso na reforma, quem é responsável pela fiscalização e se existe previsão de outras alterações para otimizar a situação.
Outra obra que motivou pedido de informação do mesmo vereador é a Bacia de Contenção Vilarinho II. Segundo Wagner Ferreira, ela deveria ter sido concluída em 2024, mas, devido a dificuldades técnicas, a conclusão foi postergada para o primeiro semestre de 2025.
Segundo os requerimentos, as bacias de contenção têm como finalidade principal o controle do escoamento superficial das águas das chuvas e a contenção de resíduos, evitando a poluição de rios e a degradação de ecossistemas adjacentes.
Leia mais