(Google Street View)
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debate, na tarde desta quinta-feira (29), a possível transferência de presos vinculados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) para o Presídio Inspetor José Martinho Drummond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um abaixo-assinado de moradores do município pede que a transferência não seja feita.
Para a discussão, foram convidados o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, e representantes das Polícias Militar e Civil do Estado e da Polícia Federal. O Ministério Público e prefeitos da Região Metropolitana também foram convidados.
Para o deputado João Leite (PSDB) a transferência poderia acarretar em uma fuga em massa, devido ao nível de periculosidade e de organização do PCC. Desde o dia 18 de outubro, a Prefeitura de Ribeirão das Neves disponibiliza em seu site o movimento "PCC Não, Assine por Neves", que está recolhendo assinaturas on-line contra a transferência de presos da facção, conforme estaria sendo articulado pelo Executivo estadual.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), foi realizado um estudo sobre as transferências de membros de facções para uma unidade prisional específica. O projeto, contudo, depois de várias análises técnicas, foi arquivado e, por ora, não será executado, de acordo com a secretaria.
Fonte: ALMG