No último período chuvoso, de outubro de 2013 a abril deste ano, mais de 50 mil pessoas ficaram feridas, desabrigadas ou desalojadas. Grande parte das vítimas, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Social, foram crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Para diminuir essa realidade, foi criada uma comissão especial para proteção desse público no período de chuvas. O decreto 46.628 de criação da comissão foi publicado, nesta quinta-feira (23), no Diário Oficial do Estado. A comissão, formada por vários órgãos, será coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Segundo o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernes, essa é uma ação pioneira no Brasil por planejar a prevenção dos públicos mais vulneráveis nas situações de calamidade pública e desastres. “Isso dá outra dimensão nas ações do estado. Com a articulação de vários órgãos, como defesa social, saúde, educação, há uma amplificação da ação do governo, garantindo uma proteção integral dessa parcela da população, que é mais vulnerável”. A comissão será responsável por planejar e executar estudos sobre desastres no Estado, garantir os direitos humanos, promover a assistência social e condições para superação de vulnerabilidade do grupo de risco. Integram a comissão a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Corpo de Bombeiros, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Conselho Estadual do Idoso (CEL) e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONPED).