Novo leilão

Concessão de quase 600 km da BR-040, entre BH e Cristalina (GO), deve ocorrer nesta quinta

Trecho da rodovia entre a capital mineira e o Rio de Janeiro foi leiloado em abril

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
25/09/2024 às 13:38.
Atualizado em 25/09/2024 às 14:54
 (Google Street View/Reprodução)

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O trecho da BR-040 que liga Belo Horizonte a Cristalina, em Goiás, deve ganhar uma nova concessionária nesta quinta-feira (26), em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, às 14h, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes. 

A “Rota dos Cristais” possui extensão total de 594,8 km. Vence a licitação a empresa que apresentar a menor tarifa de pedágio. O contrato tem duração de 30 anos e os investimentos previstos alcançam R$ 12 bilhões, somando obras de infraestrutura e custos operacionais ao longo do período das três décadas.

O trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro foi leiloado em abril, e ficou sob concessão da empresa EPR Via Mineira. Ficou faltando a segunda parte da rodovia mineira, que vai até o estado de Goiás.

O que está previsto na Rota dos Cristais?

Segundo a ANTT, estão previstas melhorias como a duplicação de 9,9 km do trecho rodoviário, a construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais, além da instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna. Há ainda a implementação de dois pontos de parada de descanso, beneficiando motoristas de longa distância.

O projeto da Rota dos Cristais também prevê a criação de 91,1 mil empregos, diretos e indiretos ao longo da concessão nas cidades ao longo da rodovia.

Entre os municípios diretamente beneficiados estão Cristalina, em Goiás, e, em Minas, Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, Sete Lagoas, além de Belo Horizonte.

O sistema de pedágio também contará com o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e o pagamento automático via tags para motoristas que utilizarem o mesmo trecho repetidamente, trazendo benefícios financeiros para aqueles que transitam pela rodovia de forma rotineira, como trabalhadores que moram e trabalham em cidades vizinhas.

Investimentos e custos operacionais

  • CAPEX (investimento em infraestrutura): R$ 6,4 bilhões.
  • OPEX (custos operacionais): R$ 5,6 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato.

De acordo com a ANTT, esses valores refletem a abrangência das melhorias planejadas, que vão desde a recuperação e manutenção da rodovia até a expansão de sua capacidade, visando garantir um alto nível de serviço e segurança para os usuários.

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