(CMSM / Divulgação)
O vereador Adva Avelino da Silva (PSD), de Serranópolis de Minas, no Norte do Estado, foi condenado a cinco anos de prisão após amarrar e arrastar a ex-esposa pelo pescoço com uma corda e prendê-la em um tronco. O crime aconteceu em setembro de 2021, na Fazenda Sanharol, na zona rural do município.
Conforme a denúncia do Ministério Público, a mulher foi agredida porque acessou uma rede social pelo celular, contrariando o marido que a proibiu de entrar no site. O vereador então, destruiu o celular da companheira e a ameaçou, caso procurasse a polícia para relatar as agressões.
A Comarca de Porteirinhas do Tribunal de Justiça de Minas condenou o homem por lesão corporal, em razão do gênero da vítima, e duas vezes pelo crime de ameaça. Além de cumprir a pena de quatro anos, o juiz responsável pelo caso determinou que o parlamentar perca o mandato e pague uma indenização de R$ 10 mil à ex-companheira.
Em sua sentença o magistrado afirmou que embora Adva Avelino da Silva tenha negado os crimes, sua argumentação não condiz com as provas apresentadas pela promotoria. “Os crimes foram praticados no âmbito familiar, caracterizando também a violência doméstica, o que reforça a necessidade de severa repreensão pelo direito penal”, afirmou.
Ameaças
Assim que a vítima denunciou o caso à polícia, o vereador começou a fazer novas ameaças à mulher, dizendo que a mataria caso ela não retirasse a queixa e o pedido de concessão de medidas protetivas.
De acordo com o Ministério Público, a vítima disse à polícia que vivia em regime de união estável com o homem há cerca de 20 anos. O casal tem três filhos de 18, 14 e 2 anos.
A mulher contou aos policiais que sofreu agressões anteriores e que já havia procurado a polícia em outras ocasiões. Porém, acabou reatando o relacionamento e desistiu do pedido de medidas protetivas. Ela ainda disse que o companheiro fez diversas ameaças de morte, não só a ela como também aos seus parentes.
Mandato
O Hoje em Dia questionou a Câmara Municipal de Serranópolis de Minas sobre a permanência do homem na equipe de vereadores da cidade, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. Segundo o site do Legislativo da cidade, além de vereador, Adva também atua como vice-presidente da casa.