Confira alguns truques para evitar o mal-estar da ressaca

Izabela Ventura - Do Hoje em Dia
31/12/2012 às 07:44.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:11
 (Reprodução)

(Reprodução)

Terça-feira é o primeiro dia do ano, mas muita gente também o conhece como o dia internacional da ressaca. Nesta segunda (31), champanhes e espumantes vão borbulhar e fazer a alegria de quem vai festejar a passagem do ano. Mas, para quem quer começar 2013 sem dor de cabeça e mal-estar, é bom ir com calma com as bebidas alcoólicas.

Para a professora adjunta do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciana Diniz Silva, a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser precedida de consciência. “Apesar de ser difundido socialmente e estar ligado a momentos de alegria, o álcool tem potenciais efeitos de drogas”, alerta.

A médica explica que, ao beber com o estômago vazio, em 15 ou 20 minutos a pessoa já tem alterações do senso crítico e o álcool já interfere no discernimento. Com o estômago cheio, a absorção do álcool pelo tubo digestivo é mais lenta.

Precauções

Para evitar a ressaca, cujo nome correto é veisalgia, boa dica é comer alimentos leves antes de beber e evitar os de difícil digestão, como os gordurosos. Também é importante se hidratar bastante antes, durante e depois da ingestão de álcool, pois ele estimula a liberação de um hormônio (vasopressina), que tem potencial de eliminar muita água, ou seja, urina-se mais.

“O consumo de quatro doses de bebida é capaz de fazer o organismo eliminar de 600 mililitros a um litro de água, em duas ou três horas”, afirma a especialista. Além da perda de líquidos, sudorese, dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, tremores e raciocínio lento são outros sintomas da ressaca.
 
Organismo hidratado é o segredo para ‘curar’ bebedeira

O segredo para a “cura” da ressaca é uma hidratação rigorosa do organismo, segundo a médica e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciana Diniz Silva. No entanto, como provavelmente o tubo digestivo estará irritado, não adianta beber litros de água de uma vez.
“O correto é tomar 20 mililitros de água a cada 20 minutos. A hidratação gradual e lenta evita náuseas e vômitos. O total deve ser de dois litros no dia”, ensina. Ela aconselha ainda o repouso e a permanência em ambientes tranquilos, sem luz intensa e sem barulhos altos.

De acordo com a nutricionista clínica funcional Camila Vieira Machado, além de água, é aconselhável comer frutas, verduras e alimentos mais gelados, para não comprometer a digestão. “Principalmente neste verão, com temperaturas tão altas”, completa.

É o que faz o técnico em mecânica Daniel Peixoto, de 31 anos, que confessa exagerar um pouco no álcool nessa época de festas. Ele evita remédios contra ressaca e se hidrata bastante.

Mas o tesoureiro Orlando de Campos, de 46 anos, que comprou um vinho para dar de presente, revela o segredo mais importante para quem não quer ter ressaca. “O melhor mesmo é não beber!”, brincou.

Ponto a ponto

Receita de suco desintoxicante, fornecida pela nutricionista Camila Vieira Machado:

Bata no liquidificador 300 mililitros de abacaxi em cubos (tem efeito anti-inflamatório, diurético e digestivo), uma colher de sopa de raspas de casca de limão (efeito antioxidante e desintoxicante e age no fígado) e meia colher de sobremesa rasa de gengibre fresco ralado (tem os mesmos benefícios do limão).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por