(Riva Moreira )
O mês de dezembro é marcado pelas tradicionais festas de confraternização das empresas, que são realizadas em salões ou em bares. O momento é de relaxamento e diversão. Mas a moderação deve ser levada em conta segundo Winston Kim, gerente regional da Randstad Professionals. Ele listou cinco dicas valiosas para quem quer aproveitar o momento sem colocar o emprego em risco. Confira:
01. Beba com moderação
Essa é a dica de ouro para todos os eventos corporativos. A festa de fim de ano, em especial, é um momento de descontração e a empresa não vetará bebidas alcoólicas, mas é importante beber conscientemente e lembrar que são seus amigos de trabalho e as lideranças da empresa que estão na festa. Cuidado para não exagerar e "pagar mico", afinal você não vai querer ser objeto das fofocas no dia seguinte.
02. Atenção para a roupa
O dress code é liberado e muitas vezes as festas são temáticas. Porém, fique de olho no comprimento de saias, tamanho de decotes e excesso de transparências, além, é claro, dos temas de fantasias.
03. Cuidado com comportamentos inadequados
Se divertir é importante e é o objetivo da festa. Mas atenção para os comportamentos inadequados. Assuntos inconvenientes e fofocas são a chave para a queimação de filme. Não compartilhe fotos e vídeos de situações desconfortáveis, ainda que você não apareça. Além disso, paquerar um colega de trabalho, por exemplo, pode "pegar mal" dependendo das políticas internas. E sempre vale lembrar: assédio nem pensar!
04. Integre-se!
As confraternizações são oportunidades para conversar com pessoas que você não tem acesso no dia a dia. A empresa e o seu trabalho funcionam como uma grande engrenagem. Quanto mais você conhece pessoas e melhor se relaciona com elas, melhor vai ser seu afinamento interno. Aproveite o momento de descontração e comemoração para ter boas conversas.
05. Divirta-se!
Você passou o ano inteiro trabalhando muito. Esse é o momento de se divertir e relaxar! Só não esqueça da moderação!
* Fonte: Winston Kim, gerente regional da Randstad Professionals