(Divulgação/ Funed)
A jiboia mascote da Fundação Ezequiel Dias já tem um nome: Jiboned, que venceu com 57% dos 606 votos. Outros nomes que concorreram foram Jigi e Judith. A cobra foi encontrada há três anos na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital.
O nome Jiboned foi escolhido pela equipe de Educação Ambiental do Jardim Zoológico de BH e remete ao popular nome da serpente, jiboia, e ao nome da Funed. A votação durou sete dias e terminou na terça-feira (30). O anúncio nesta sexta-feita (2) fez parte das comemorações de 112 anos da Fundação.
A jiboia integra a exposição permanente do serpentário, setor da Funed que recebe e cria serpentes e escorpiões, principalmente para a extração de venenos para a produção de soro e fornecimento para pesquisas. Atualmente, o serpentário possui cerca de 200 cobras e parte deste acervo está aberto diariamente ao público.
Os visitantes também podem participar do Portas Abertas, o programa mensal da instituição que, além do serpentário, oferece aos visitantes palestras, exposições e visitas a outras áreas, como a biblioteca histórica da Fundação e o caminhão do Ciência em Movimento, o programa de popularização da ciência da Funed.
A próxima visita do Portas Abertas está prevista para o dia 22 de agosto. A inscrição deve ser realizada no http://www.funed.mg.gov.br/ da Funed.
A Funed possui ainda uma Coleção Científica de Serpentes, iniciada em 1986 com o objetivo de preservar os ofídios que representam a fauna do estado de Minas Gerais. Além dos animais doados ao serpentário, a coleção conta ainda com cobras provenientes de estudos ambientais, resgates de fauna, pesquisas, mestrados e doutorados.
* Fonte: Funed