Conjunto Moderno da Pampulha passa pelo segundo dia de avaliação da Unesco

Letícia Alves - Hoje em Dia
29/09/2015 às 15:20.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:53
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

Candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade, o Conjunto Moderno da Pampulha passou nesta terça-feira (29) pelo segundo dia de avaliação da consultora venezuelana María Eugenia Bacci, do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), órgão ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A visita, que segue até quinta-feira, será a base para a elaboração de um relatório técnico. A previsão é a de que, na próxima sexta-feira, representantes da Unesco antecipem algumas considerações referentes ao complexo.

Assista ao vídeo feito pela equipe do Hoje em Dia:

Durante a manhã, ela passou na Casa do Baile, pelo Iate Minas Clube e pela Igrejinha da Pampulha. Em todo o percurso, María não conversou com a imprensa, mas tirou várias fotos dos pontos turísticos e também da orla da lagoa. Na igrejinha, ela perguntou sobre a previsão de conclusão das obras de restauro da edificação e dos jardins projetados por Burle Marx.

“Ela fez perguntas o tempo todo. É uma missão de avaliação técnica”, explicou a diretora do Conjunto Moderno da Pampulha, Luciana Rocha Feres.

Segundo Luciana, o título é um reconhecimento do valor universal do conjunto. “Para nós vai trazer benefícios uma vez que Belo Horizonte alcança um patamar de internacionalização que tem sido muito buscado”.

A decisão sobre a conquista da chancela da Unesco será anunciada em junho de 2016, em Istambul, na Turquia. O título é concedido pela Unesco a monumentos, edifícios, trechos urbanos e ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por