Com 14 quilômetros de extensão, novo complexo conecta três rodovias federais no Norte de Minas

Novo Contorno Viário de Montes Claros, com 14 quilômetros de extensão, conecta as BRs 135, 365 e 251 e retira tráfego pesado da área urbana (Gil Leonardi / Imprensa MG)
Uma das principais obras de infraestrutura do Norte de Minas, o Contorno Viário de Montes Claros foi concluído e já está em funcionamento. Com 14,09 quilômetros de extensão, o complexo conecta as BRs 135, 365 e 251, formando um dos maiores entroncamentos rodoviários do país.
O projeto recebeu cerca de R$ 250 milhões em investimentos, viabilizados por meio de contrato de concessão entre a Secretaria do Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) e a concessionária Ecovias Norte Minas.
A obra inclui a implantação de um novo segmento de 2,82 quilômetros de pista simples, além da restauração e adequação de 9,64 quilômetros de vias até o entroncamento com a BR-251 e uma nova ligação, de 1,63 quilômetro, até a Estrada da Produção.
Além de retirar veículos pesados da malha urbana, o Contorno Viário traz ganhos logísticos importantes para o setor industrial, facilitando o escoamento da produção, reduzindo o tempo de deslocamento e aumentando a segurança viária.
“O Norte de Minas vive um novo momento. Esse contorno não é só uma entrega de infraestrutura, são 14 quilômetros que conectam com o segundo maior entroncamento logístico do Brasil. Aqui está um dos maiores pólos de desenvolvimento do nosso estado e a infraestrutura é a base para a gente continuar avançando”, disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Durante a entrega, a concessionária também anunciou a conclusão da duplicação de 35 quilômetros na BR-135 entre Montes Claros e Bocaiúva, além da implantação de retornos, melhorias de acesso, passarelas e vias marginais.
O contrato de concessão prevê ainda investimentos de R$ 3,6 milhões em 364 quilômetros de malha viária nos próximos 30 anos, abrangendo diversas cidades da região.
* Informações da Agência Minas
Leia mais: