(Manoel Freitas / O Norte)
Minas Gerais possui um novo destino turístico. Lançado em um evento na manhã desta quinta-feira (16), a “Cordilheira do Espinhaço”, localizada entre o Norte do estado e o Vale do Jequitinhonha, promete ser um novo ponto para os turistas conhecerem melhor o estado. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Sebrae Minas e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
Conhecida por ser a única cordilheira do Brasil, o espaço inclui inúmeros atrativos e roteiros das cidades de Grão Mogol, Itacambira, Caçaratiba (distrito de Turmalina), Cristália e Botumirim. Entre as iniciativas que serão realizadas no destino estão a capacitação de pequenos negócios que atuam ao longo do destino, a qualificação do atendimento de prestadores de serviços, como agências de receptivos e os guias turísticos locais, além de consultorias e atendimento gerencial aos hotéis, pousadas, restaurantes, artesãos e demais empreendimentos que compõem a cadeia do turismo da região.
Programas de apoio também estão previstos no calendário para estimular o surgimento de novos negócios: o Check-in Turismo, que oferece suporte empresarial aos pequenos negócios e o Prepara Gastronomia, que vai orientar estabelecimentos de alimentação fora do lar para melhoria da gestão e acesso a novos mercados.
“Reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento da ‘Cordilheira do Espinhaço’, oferecendo todo o suporte empresarial necessário à cadeia do turismo. Estaremos lado a lado com o poder público e a iniciativa privada promovendo ações para conectar os pequenos negócios ao mercado e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Todo trabalho será voltado para tornar o destino referência em turismo de natureza no Brasil”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O projeto também inclui ações relacionadas a infraestrutura, promoção e articulação, como: projeto de sinalização integrado dos atrativos, divulgação e fortalecimento da marca do destino, criação de site próprio, redes sociais e um guia turístico digital, formação de um consórcio intermunicipal, captação de recurso públicos e busca de novas parcerias, além da realização de eventos para promoção do destino.
A Serra do Espinhaço é reconhecida pela Unesco como Reserva Mundial da Biosfera. A região conta com atrativos como as riquezas naturais, parques estaduais, cachoeiras, espécies endêmicas. Há ainda, produtos e serviços turísticos direcionados ao ecoturismo, turismo de aventura, cicloturismo, observação de aves, turismo histórico-cultural, turismo náutico, turismo pedagógico e turismo de base comunitária.