O ponta pé inicial para a folia de carnaval em Belo Horizonte foi dado. O prefeito Alexandre Kalil entregou nesta sexta-feira (10) a chave da cidade para a Corte Real Momesca da edição 2017 da festividade. O evento foi realizado no salão nobre da prefeitura. O recebimento da chave da cidade é um dos diversos compromissos do Rei Momo Rafael Eduardo José Geraldo, da rainha Mariene Luíza Lopes Pereira e da princesa Natália Moreno. Entre as obrigações da corte, também constam visitas a creches, asilos e outras instituições da capital.
Após entregar a chave para o Rei Momo, o prefeito Kalil declarou aberto o Carnaval da cidade. "Teremos um grande Carnaval. A responsabilidade de cuidar do Carnaval, mais do que da Polícia Militar e da Guarda Municipal, é de todos que vão participar do carnaval. Tenho certeza que vamos fazer a cada ano um Carnaval melhor. Declaro aberto o Carnaval de Belo Horizonte", concluiu.
O Rei Momo tem 27 anos e é morador do bairro Santa Terezinha, na Região da Pampulha. Em 2012, Rafael Eduardo José Geraldo foi eleito o primeiro Rei Momo magro do Carnaval de Belo Horizonte. "Agora, em 2017, concorri de coração aberto, não só para tentar o título, mas para me divertir. Amo dançar e amo toda essa alegria que o carnaval tem", disse.
A Rainha Mariene Luíza, moradora do bairro Nova Esperança, já tem experiência na corte. Foi princesa nos carnavais de 2013 e 2015. Mariene sempre sonhou em conquistar o posto de Rainha e trabalhou duro para isso. Mesmo com uma rotina atribulada – durante o dia trabalha na secretaria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e à noite cursa o sexto período de Direito da Escola Superior Dom Hélder Câmara –, ela acha tempo para malhar pelo menos uma hora por dia. No final do ano, intensificou o treino na academia, para garantir a boa forma. Já o samba no pé está no sangue, como costuma dizer Mariene, que nunca fez aulas de dança. "Foi com muita emoção que recebi o título de Rainha do Carnaval de BH. É a realização de um sonho. Nosso papel é valorizar Belo Horizonte com alegria, simplicidade e humildade", comentou.
Já a Princesa Natália Moreno, de 27 anos, é professora de educação física, leciona em escolas da capital e dá aulas de dança rítmica. "Assim como o Rafael, amo dançar. Fiquei muito feliz em fazer parte da corte, espero cumprir bem meu papel e levar muita alegria e harmonia para todos", disse Natália.
Oficinas, blocos e ensaios: dia de semana também é dia de folia em BH
Para fugir da loucura do Carnaval, pais criam blocos que animam a meninada em uma folia tranquila
Festa na periferia: blocos desfilam por regiões carentes de BH e região
Estacionamento rotativo está liberado durante a folia em BH