(Freepik/Divulgação)
Belo Horizonte entra, nesta semana, na reta final da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 na população adulta. De hoje (30) até sábado (4), a previsão é imunizar 82 mil pessoas. Ao mesmo tempo, haverá disponibilização do reforço para moradores de 56 a 59 anos, trabalhadores do transporte coletivo e da limpeza urbana e caminhoneiros.
Até o momento, mais de 1,7 milhão de pessoas receberam a primeira dose na capital. De acordo com a PBH, 40% do público-alvo já foi completamente imunizado – cerca de 880 mil. Outros 58 mil tomaram a Janssen, administrada em dosagem única.
Apesar da cobertura, muita gente ainda não voltou aos postos de saúde para garantir a proteção completa contra o coronavírus, mesmo em meio à ameaça da variante Delta.
Programação da vacinação em BH nesta semana:
Segundo o diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de BH, Paulo Roberto Lopes, 40 mil moradores estão com a segunda dose pendente – 25 mil da CoronaVac e 15 mil da AstraZeneca.
Mesmo com a recomendação do Ministério da Saúde de iniciar a proteção dos adolescentes após concluir a aplicação naqueles com mais de 18 anos, a prefeitura de BH ainda não tem data para iniciar a nova fase da campanha.
O mesmo vale para a terceira dose dos idosos e imunossuprimidos, anunciada pela pasta federal para a segunda quinzena de setembro. “Ainda não mandaram as doses nem nos informaram quando deveremos iniciar”, afirmou o gestor.
Divisão
Na quinta-feira (2), a capital voltará a dividir o público-alvo por gênero. Neste dia, serão protegidos os homens de 19 anos. Na sexta-feira, as mulheres. Já no sábado, a programação volta ao normal para aqueles com 18 anos, com os grupos masculino e feminino ao mesmo tempo.