(Cowan)
Agendada para as próximas quinta e sexta-feira, a 12ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tem a Cowan como única mineira habilitada a participar. Forte na construção pesada, a empresa vem se especializando no setor de petróleo, possui oito blocos arrematados em leilões anteriores e se prepara para produzir óleo também fora do país.
A Alvopetro, com escritório em Minas e controlada por canadenses, também está entre as 26 companhias habilitadas.
O leilão vai ofertar 240 blocos em 12 estados, nenhum em Minas Gerais. De acordo com a ANP, a assinatura dos contratos ocorrerá no primeiro semestre de 2014.
O diretor de óleo e gás da Cowan, Guilherme Santana, informou que a empresa já é detentora de 8 blocos exploratórios arrematados em leilões anteriores, sendo seis deles em parceria com a Petrobras.
Eles estão localizados no Espírito Santo e Bahia e ainda não há produção.
“Entramos em petróleo e gás pensando a longo prazo. O mais significativo no faturamento da companhia é a construção pesada, mas temos estratégia de crescimento em petróleo”, afirmou.
Internacionalização
A internacionalização da companhia no setor de óleo e gás começou pela Namíbia, na África, onde a empresa tem participação de 85% em dois blocos, segundo Santana, “com ótimas perspectivas”. Eles estão em uma área que soma 11,2 mil quilômetros quadrados. O mercado da América Latina também é monitorado.
Como foi habilitada com classificação C, a Cowan poderá arrematar apenas blocos em terra. A empresa ainda poderá se associar e participar do leilão por meio de consórcio.
Leilão terá bacias maduras e novas fronteiras
Os 240 blocos exploratórios com potencial para gás natural estão em sete bacias sedimentares, localizadas nos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Paraná e São Paulo. Serão 110 blocos em áreas de novas fronteiras nas bacias do Acre, Parecis, São Francisco, Paraná e Parnaíba, e 130 nas bacias maduras do Recôncavo e de Sergipe-Alagoas.