Vale do Rio Doce

Crianças de 2 e 6 anos são resgatadas pela PM após passarem o dia trancadas em casa; mãe foi presa

Caso foi descoberto após um vizinho ouvir choro e gritos das crianças pedindo ajuda através de um buraco na porta

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
18/12/2023 às 09:11.
Atualizado em 18/12/2023 às 11:17
 (Divulgação PM)

(Divulgação PM)

Duas crianças, uma menina de 6 anos e um menino de 2, foram resgatadas pela Polícia Militar após ficarem trancadas em casa durante cerca de sete horas, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Segundo a PM, o caso foi descoberto após um vizinho ouvir o choro e gritos das crianças pedindo ajuda através de um buraco na porta. A mãe, de 31 anos, foi presa por abandono de incapaz.

Segundo relatos do vizinho aos militares, por volta de 14h de sábado (16), viu a mãe das crianças sair e, às 18h, as crianças gritavam desesperadas, pedindo água. Ele então afirma ter entregado uma garrafa de água pelo mesmo buraco por onde elas pediam ajuda. 

Já presentes no local, os policiais conversaram com a criança mais velha, de seis anos, e ouviram dela que a mãe havia saído há horas sem dizer para onde ia. A mulher teria deixado ainda o telefone pessoal descarregado em casa.

Então, os militares tentaram contato com parentes ou pessoas que tivessem a chave do imóvel, mas não tiveram sucesso. Sendo assim, considerando o risco à saúde das crianças, um dos policiais conseguiu acesso ao interior da casa forçando a tranca da porta. 

Lá, afirmam ter encontrado um cenário degradante. A criança mais nova, de dois anos, estava com a fralda suja e com muito mau cheiro. Havia comida estragada sobre o fogão da casa. Diante disso, os militares acionaram o Conselho Tutelar e compraram alimentos para os irmãos. 

Já tarde da noite, por volta de 21h30, a mãe retornou para casa e se deparou com os policiais. Ela disse ter ido na casa do namorado e deixado as crianças sozinhos por apenas "30 minutos". Se condenada, a suspeita pode pegar até três anos de prisão. As crianças foram levadas pelo Conselho Tutelar e direcionadas para a casa de um parente.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por