Curso prepara população para atuar na temporada chuvosa

Redação
13/10/2017 às 18:35.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:13
 (Divulgação)

(Divulgação)

Neste ano, 1.293 servidores públicos participaram de uma capacitação oferecida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) para atuar na prevenção e em respostas aos danos causados pelas chuvas. Em 2016 foram 755– o que aumentou em 70% o número de treinados. O curso durou três dias e se dividiu em aulas teóricas e práticas. 

A Cedec disponibiliza a Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas, em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). As aulas também contam com participação do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Outro curso ministrado é o de Sistema de Comando em Operações (SCO). Para Leandro Henning, coordenador da Defesa Civil de Chapada Gaúcha, no Noroeste de Minas, o SCO foi bom tanto pela qualidade dos professores quanto pelo material didático. “Foi possível aprender a organizar resposta eficiente em um cenário de desastre”, afirma Henning.

Gestão de riscos

Segundo a Cedec, todos os municípios precisam ter dois documentos para gerir desastres: “Mapeamento da área de risco” e “Plano de contingência”. Com esses instrumentos, muitas ocorrências são prevenidas, e as ações têm respostas mais rápidas e efetivas para salvar vidas. Esses documentos são providenciados pelas coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec). Em Minas Gerais, até o momento, 723 municípios contam com esses órgãos.

Além disso, foi criado no ano passado, por meio de um decreto, o Grupo Estratégico de Resposta (GER). “Foi um marco na Defesa Civil. É um instrumento eficiente que diminui o tempo de resposta, compartilha e nivela informações com resoluções muito mais rápidas para a comunidade”, disse o diretor técnico da Cedec, capitão PM Junior Silvano Alves. 

A população também deve ficar atenta a algumas atitudes. “Quem vive em área de risco deve manter documentos pessoais em condições de serem transportados com agilidade em caso de necessária evacuação, de preferência dentro de um saco plástico para serem protegidos da chuva. Em caso de desastre iminente, em hipótese alguma se deve retornar ao local de risco para se apropriar de bens materiais”, recomenda o diretor.

O GER é formado por representantes das secretarias[/TEXTO] de Governo (Segov), Fazenda (SEF), Saúde (SES), Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Transporte e Obras Públicas (Setop). Também integram o grupo o Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Edificações Estradas de Rodagem (DEER), Cemig, Copasa, Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por