O fotógrafo e professor autônomo Leonardo Teixeira Grossi, 45 anos, colhe os resultados do curso de desenhista de web, um dos oito oferecidos gratuitamente pela Universidade Aberta e Integrada (Uaitec) para qualificação profissional nas áreas de tecnologia da informação e idiomas. Ele pôde reciclar os conhecimentos em edição de imagens e também em empreendedorismo. Hoje, tem uma visão mais ampla dos negócios. “Através dos cursos que fiz, inclusos no meu currículo, é que mostro a qualidade e profissionalismo do meu trabalho”, diz.
Novas oportunidades como essa são oferecidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), que abriu inscrição para a segunda turma de capacitação em tecnologia da informação da Uaitec, ofertando 34 mil vagas em todos os 17 territórios de Minas. Estes vão se somar a 16 mil alunos que participaram da primeira turma, entre eles Leonardo Grossi. A iniciativa da Sedectes busca fortalecer e ampliar o ecossistema de empreendedorismo e inovação no Estado, que já figura como o segundo maior em informação do Brasil.
Os cursos de capacitação profissional ofertados, na área de tecnologia da informação têm diversas opções, como desenhista de produtos gráficos, analista de mídias sociais, desenvolvedor de jogos eletrônicos, programador de dispositivos móveis, programador web e programador de sistemas, além dos cursos extras de inglês e espanhol. Os conteúdos seguem a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO), publicação que lista as diversas atividades de trabalhadores no país.
De acordo com Patrícia Gomes, gerente de cursos à distância da Uaitec, os cursos em tecnologia da informação, ofertados desde 2016, vêm sendo formatados para chegar ao modelo de sucesso atual. “À medida em que o sucesso for despontando, a ideia é que as empresas busquem a mão mineira da área de tecnologia”, afirma. A capacitação, totalmente gratuita, é oferecida para qualquer pessoa que já tenha concluído o 9º ano do ensino fundamental.
De casa
A didática é um diferencial atrativo porque os alunos têm liberdade de estudo na modalidade semipresencial, onde eles podem se qualificar em casa, comparecendo à Uaitec somente uma ou duas vezes por semana.
A segurança para o aluno no aprendizado é o suporte de web-chats e ferramentas como aplicativos, softwares e linguagens de programação, os mais atualizados, de acordo com o que o mercado está utilizando. As seis modalidades em tecnologia da informação têm duração de três meses, com 200 horas/aulas, sendo 40 delas iniciais de empreendedorismo e mais 160 de conteúdo específico de acordo o curso escolhido.
Os cursos de idiomas, nas línguas estrangeiras inglês e espanhol, são ofertados em quatro turmas. O inglês é oferecido no nível intermediário, com duração de seis meses. Já o espanhol é para o nível A2 (nomenclatura internacional), com duração de um ano e meio, com frequência presencial duas vezes por semana.
Participantes aprovam conteúdo oferecido no projeto
O fotógrafo Leonardo Grossi fez o curso da Uaitec de Sabará, na Grande BH. O conteúdo se dividiu entre presencial e exames para certificação, o que possibilitou adquirir uma base teórica avançada e atual para argumentar sobre a qualidade de seu trabalho e ser valorizado e reconhecido no mercado.
“O curso, sem dúvida, é produtivo. Hoje em dia uso os conhecimentos dos programas tecnológicos no dia a dia do meu trabalho, pois o aprendizado é muito atual e aplico na área de fotografia. Os conhecimentos sobre empreendedorismo, primeiro módulo do curso de desenhista web, também estão me beneficiando muito porque envolvem todo o planejamento financeiro do negócio, atendimento ao cliente, ou seja, é um curso completo”, diz.
Para o estudante de relações públicas e assessor de imprensa Cássio Rocha, 26 anos, o curso abriu de imediato uma oportunidade de emprego, já que as empresas na área de interesse buscavam alguém com perfil específico para ocupar as funções. O ex-aluno da Uaitec no curso de mídia sociais, realizado em 2016, buscou ampliar os conhecimentos e aprimorar as funções ligadas à área de atuação profissional.
“O curso superou todas as minhas expectativas porque é bastante atualizado com o contexto da realidade, engloba conhecimentos complementares e importantes para o planejamento do trabalho, como marketing digital, empreendedorismo, indo muito além do conhecimento das redes sociais, ou seja, o curso dá uma boa base para atuar no mercado de trabalho. Para mim foi fundamental para conseguir um emprego”, garante.
Oportunidades
As vagas em Tecnologia da Informação e idiomas para a Uaitec de Belo Horizonte já estão completamente preenchidas. Existem ainda oportunidades para Região Metropolitana e cidades do interior. Os interessados deverão se cadastrar no portal www.uaitec.mg.gov.br.
Após a confirmação do cadastro, o aluno deve se dirigir a um dos polos, levando a documentação exigida para realização da matrícula no curso desejado. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada e o material didático completo será distribuído no começo das aulas, previstas para março. O material está incluso em todos os cursos. Para cursar idiomas, o aluno interessado tem que passar pelo teste de nivelamento como requisito. Neste caso, é feita uma prova online na própria unidade da Uaitec. Após confirmação, via email, o aluno irá pessoalmente até a unidade de preferência com cópia da documentação exigida.
Todas as opções de cursos na área de Tecnologia da Informação terão acrescidas disciplinas de empreendedorismo e inovação, motivando os alunos a desenvolverem atividades diferenciadas para o mercado. A duração é de três meses, com carga horária total de 200 horas, na modalidade semipresencial. Isso significa que haverá aulas online e encontros nas unidades, com auxílio de tutores.