(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)
Das 70 obras de prevenção às chuvas prometidas pela Prefeitura de Belo Horizonte para serem entregues em outubro deste ano, 66 foram concluídas. A informação foi dada pelo prefeito da capital, Fuad Noman, nesta quarta-feira (5). De acordo com o chefe do Executivo, outras 130 devem ser finalizas até meados de 2024.
A declaração foi dada durante coletiva à imprensa convocada para falar da situação das chuvas na cidade, que já afetam o município desde semana passada. BH é constantemente castigada no período chuvoso, que costuma registrar enchentes e desmoronamentos em diversos pontos.
"Penso que temos que trabalhar na seca para prevenir as chuvas", diz Fuad. "Esperamos que com todas as equipes de prontidão, treinadas e qualificadas, vamos conseguir minimizar os riscos, evitar mortes e dar proteção para as pessoas que eventualmente possam vir a ser vítimas de algum problema geológico", completa.
Obras
Entre as intervenções já concluídas, estão reformas no Corrégo Ressaca, que já tem três etapas finalizadas, a bacia do Córrego Santa Terezinha e obras na Vilarinho, na região Norte.
De acordo com o Coronel Waldir Vieira, Subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, apesar das obras citadas já estarem finalizadas, a dinâmica de prevenção dos pontos de alagamento continua, inclusive na Vilarinho. “Em caso de necessidade, continuaremos fechando a via para evitar possíveis acidentes”, diz.
Para 2024, a expectativa é que mais obras de prevenção sejam entregues. Entre elas, reformas no Ribeirão do Onça e outras intervenções na Vilarinho.
“Agora estamos trabalhando para entregar o restante das intervenções previstas em pontos estratégicos de BH. A nossa expectativa é entregar tudo em 2024”, diz Josué Valadão, Secretário Municipal de Governo e participante do grupo gestor de prevenção às chuvas da PBH.
Defesa Civil
A Defesa Civil também realiza medidas para a prevenção de ocorrências ocasionadas pela chuva. Até o momento, 327 famílias foram retiradas de áreas de risco de forma preventiva, antes de qualquer problema. Destas, 58 foram remoções definitivas e 55 foram remoções com possibilidade de retorno, que é quando a família pode voltar ao local após intervenções ou fim do período chuvoso.
O grupo gestor de prevenção às chuvas é composto por pelo Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Governo (SMGO), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi); Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), entre outros.