(REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)
Os moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte devem ter atenção redobrada na tarde desta sexta-feira (1º). A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta para a possibilidade de tempestade severa, com destaque para a capital mineira e as cidades de Vespasiano, Contagem, Ibirité e Santa Luzia.
O aviso foi divulgado pelo órgão por volta das 13h45 e é válido por cerca de duas horas, ou seja, até as 15h45. Estão previstos granizo com intensidade média, chuva muito forte, vendaval e muitos raios. REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS
Em Contagem, o céu escureceu rapidamente e já assusta os moradores
Cerca de uma hora antes, o órgão também alertou para a possibilidade de o temporal atingir outros municípios da Grande BH, como Betim, Brumadinho, Sarzedo, Juatuba e Mário Campos e, ainda, Pará de Minas, na região Centro-Oeste.
A Defesa Civil de BH também emitiu um alerta para pancadas de chuva com raios e ventos de até 50 km/h. Por isso, orgão traz uma série de recomendações para a população em caso de chuva forte. Confira: ⠀
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e perto de córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
⠀
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
⠀
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
⠀
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
⠀
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
⠀
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
⠀
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.⠀