Além de caprichar na fantasia para pular o Carnaval em BH, os foliões correm o risco de ter de levar para os mais de 500 cortejos de blocos previstos para até a próxima terça-feira (21) uma sombrinha – e não é para dançar frevo.
Os termômetros, segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, vão bater na casa dos 30 graus centígrados. E quem estiver na rua pode esperar céu nublado e pancadas de chuva com trovoadas durante à tarde, em todos os dias do Carnaval em BH.
Mas ninguém precisa ser pego de surpresa e encarar um temporal. Com a previsão de chuva, a subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte vai reforçar o envio de alertas preventivos de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de encostas e outros fenômenos, para garantir a segurança dos foliões, que poderão se prevenir, antes de sair de casa.
“O monitoramento das condições climáticas que podem gerar algum tipo de risco é fundamental para salvar vidas. A Prefeitura de Belo Horizonte está trabalhando de acordo com as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, coronel Waldir Figueiredo.
Emissão de alertas
Os foliões podem receber os alertas de risco por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Leia mais