Shopping na região Nordeste segue movimentado na véspera do Dia dos Pais (Fernando Michel)
Já comprou o presente para o Dia dos Pais ou deixou para a última hora? Basta dar uma volta pelo Minas Shopping, na região Nordeste de Belo Horizonte, para ver como muita gente fez a mesma coisa.
Pelos corredores cheios, o casal Vitor Amaral e Isabela Oliveira Amaral procurava por um presente para o pai do rapaz. Roupas e calçados são os itens que estão no topo da lista de escolha do casal. E da maioria dos consumidores, segundo pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH).
Casal Vitor Amaral e Isabela Oliveira Amaral na busca pelo presente do pai do rapaz (Fernando Michel)
Casal Vitor Amaral e Isabela Oliveira Amaral na busca pelo presente do pai do rapaz
Segundo Vitor, o investimento no presente segue a tendência de outros anos e será em torno de R$ 200. "Geralmente é esse valor, mas quando dá para fazer uma gracinha, o que é raro, a gente faz. Mas neste ano está dificil".
Ele apontou a alta da inflação, a pandemia e os preços dos produtos nas alturas como os responsáveis por não conseguir caprichar mais no presente para a data.
A enfermeira Elisângele Froise achou melhor não fazer surpresa e foi com o marido e o filho ao shopping para escolherem juntos um presente. “No shopping é mais fácil e encontro várias lojas no mesmo lugar”, afirmou.
As roupas de academia foram a pedida da vez e o investimento dela foi superior a R$ 200. “Na hora da compra passei um pouquinho”, confessou.
Elisângele Froise com o marido e o filho para escolherem, juntos, o presente para o Dia dos Pais (Fernando Michel)
Elisângele Froise com o marido e o filho para escolherem, juntos, o presente para o Dia dos Pais
Valor investido
As vendas em torno do Dia dos Pais na capital mineira têm apresentado um tíquete médio acima do esperado. A pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), apontou que os consumidores estimavam investir até R$ 125,00, por presente.
Entretanto, em outra enquete mais recente, também promovida pela entidade com varejistas, revelou que o valor médio dos presentes tem sido de R$ 171,74. O valor também está acima da perspectiva dos próprios lojistas, que esperaram uma média de R$ 170,93.
No débito ou crédito?
Vítor escolheu pagar o presente do pai no cartão de débito, para não prolongar dívidas, segundo ele. Já Elisângele dividiu a compra no cartão de crédito.
Ainda de acordo com a pesquisa da CDL/BH, a maior parte dos consumidores (53,8%) tem escolhido o pagamento parcelado no cartão de crédito, com uma média de três parcelas. Já a opção à vista tem sido escolhida por 46,1% dos clientes, sendo que 34,6% priorizam o pagamento à vista no crédito; 9,6%, as transferências eletrônicas e 1,9%, o cartão de débito.
Roupas lideram compras
Vitor e Elisângele optaram pelas roupas neste ano. A pesquisa da CDL/BH aponta também que o vestuário ocupa a primeira posição na lista de presentes mais vendidos, seguido por acessórios, calçados e pacotes de viagem. Aparecem empatados na quarta posição bombons e cestas, cosméticos e itens personalizados, como canecas e garrafas.
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