Dengue cresce dia a dia em Minas e cidades estão em alerta

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
15/05/2015 às 06:15.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:02
 (Eduardo Cicarelli)

(Eduardo Cicarelli)

Em menos de cinco meses, Minas Gerais já registrou mais da metade do total de casos de dengue notificados em todo o ano passado no Estado. A situação mais crítica, conforme levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), é a de Uberlândia, no Triângulo.

Neste mês, o município somou, até a última terça-feira, quase dez vezes mais notificações do que na primeira quinzena de janeiro, totalizando cerca de 500 casos. Do total de pacientes da cidade, 193 estão em situação considerada alarmante e outros sete, em estado grave. Lá, são registrados 435 casos para cada 100 mil moradores.

Nos próximos dias, uma unidade de hidratação será montada para desafogar as unidades de saúde e agilizar a assistência aos doentes sem gravidade. Este é o pior surto registrado na cidade, segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Uberlândia, Rosana Gervásio.

“Recebemos medicamentos, materiais e insumos do Estado nesta semana para oferecer um atendimento mais humanizado, qualificado e adequado àqueles que não apresentam risco de complicação”.

Reação

A mesma estratégia vem sendo empregada em Betim, na região metropolitana. Um posto de hidratação foi instalado nas dependências do Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga, no bairro Chácara. Na unidade, que funciona 24 horas por dia, os pacientes recebem soro e medicamentos e realizam exames.

Em nota, a Secretaria de Saúde do município informou que também mantém reservados “leitos na enfermaria do Hospital Público Regional para casos com sinais de alerta”.

De acordo com a secretaria, ações de mobilização social e inspeções em residências também vêm sendo feitas para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de combater o Aedes aegypti.

Reforço

Outro município que vem enfrentando sérios problemas é Lavras, no Sul de Minas. A cada 10 mil habitantes, 127 estão com dengue. Desde a semana passada, profissionais da saúde contam com a ajuda do Exército no pronto-atendimento em uma unidade improvisada.

A Secretaria de Saúde confirmou que a medida – adotada em caráter de urgência – proporcionou alívio nos postos de saúde da cidade, onde foi declarada situação de emergência por causa da epidemia da doença.

Resposta

De acordo com a SES, o Estado auxilia os municípios com altos índices de infestação, por meio de força-tarefa, e foca a ação na conscientização da população. “É de fundamental importância a participação da população no controle da dengue. As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios”, destacou, em nota.

Conforme o texto, “outras unidades podem ser disponibilizadas para outros municípios, caso seja necessário”.

“Tecnicamente, estamos vivendo uma epidemia de dengue no Brasil” Arthur Chioro - Ministro da Saúde

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por