(Luciano Dias)
O isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus mudou a realidade dos brasileiros. Por causa do distanciamento social, muitos tiveram queda nos rendimentos financeiros e apresentaram algum tipo de problema psicológico. Foi o que revelou o mais recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas.
A pesquisa, que entrevistou 2.200 pessoas dos 26 estados e do Distrito Federal, mostrou que 86% da população alteraram hábitos e costumes por causa da crise sanitária e 82,8% sofreram impactos financeiros.
Além disso, mais da metade dos brasileiros (53,6%) apresentou crises de ansiedade, depressão ou outro tipo de distúrbio psicológico nos últimos dois meses. O medo de contrair a Covid-19 está presente em 79% dos entrevistados pelo instituto de pesquisa. No entanto, 45,5% revelaram que não manteriam o isolamento social pelo tempo que fosse necessário.
O Paraná Pesquisas também perguntou sobre prática de atividade física e consumo de bebida alcoólica durante o confinamento. Conforme o levantamento, 64,9% revelaram que não estão se exercitando em casa, e 17,4% admitiram que aumentaram a ingestão de bebida alcoólica.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 8 de maio e atinge um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.