(FERNANDA CARVALHO / Arquivo Hoje em Dia)
A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) denunciou um suposto caso de racismo contra ela e duas assessoras, também de origem indígena, que teria sido cometido por clientes de um restaurante em Ouro Preto, na região Central de Minas, na noite de sábado (4). A parlamentar prestou queixa na polícia.
Célia e a equipe estavam na cidade cumprindo agenda política. Segundo relato nas redes sociais, ao entrarem no estabelecimento para jantar ouviram pessoas em uma mesa próxima debocharem, questionando o fato de estarem ali, já que são “índias”.
De forma imediata, retrucou e disse que “os índios de hoje são deputados também”. Logo em seguida, elas se levantaram para sair do restaurante, mas foram acolhidas pela dona do estabelecimento. As mulheres foram levadas para outra mesa.
A Polícia Militar foi acionada e registrou a denúncia. À PM, de acordo com a assessora de Xakriabá, os suspeitos justificaram que estavam na verdade apresentando e mostrando "o que eram os indígenas" para um grupo de franceses que estava na mesa.
“É preciso que se faça justiça no âmbito da lei. Combateremos o racismo não somente por meio das leis, mas também sensibilizando a sociedade”.
O Hoje em Dia tenta contato com o restaurante e com as pessoas supostamente envolvidas. Essa reportagem será atualizada em caso de retornos.