(Facebook/Reprodução)
A deputada federal Raquel Muniz (PSD-MG) se reuniu com o presidente Michel Temer (PMDB) em Brasília para articular a liberação de verba para a saúde e educação de Janaúba. A cidade, localizada no Norte de Minas, foi alvo de um atentado que deixou nove crianças e uma professora mortas. Seis dias após a tragédia, 24 pessoas continuam internadas em hospitais de Belo Horizonte, Montes Claros e Janaúba.
O caso, que comoveu todo o país, expôs a situação precária das unidades de saúde, que não tinham recursos e insumos para atender todas as vítimas. "No terrível dia do incêndio, faltava todo tipo de material, nem soro fisiológico tinha", comentou a parlamentar.
Para mudar esse cenário e garantir atendimento aos moradores que continuam internados, Muniz se encontrou com Temer na segunda-feira (9) e pediu recursos financeiros para os hospitais Fundajan, Santa Casa e Universitário de Montes Claros, além do João XXIII, em Belo Horizonte. "O tratamento dessas vítimas vai demandar tempo e elas vão necessitar de cuidados especiais. Não podemos deixá-las desamparadas", enfatizou.
A reconstrução da creche Gente Inocente também foi discutido com o presidente. "As mães precisam da creche para trabalhar. As crianças necessitam de uma estrutura melhor, um espaço mais confortável e adequado" observou.
Após o encontro, Temer sinalizou que irá ajudar o município mineiro e anunciou a liberação de recursos para a reconstrução da creche. Além disso, determinou que o Ministério da Saúde envie "equipamentos ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, referência no tratamento de queimados, que recebeu feridos no incêndio".
O ministro da Educação, Mendonça Filho, irá recebe o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, para discutir a construção de creches no município. Integrantes da bancada mineira na Câmara também vão participar do encontro. Está previsto que o ministro visite a cidade mineira na semana que vem.
Heroína
No domingo, Temer concedeu à professora Heley de Abreu Silva Batista, que morreu no incêndio na creche de Janaúba, em Minas Gerais, a Ordem Nacional do Mérito. "A homenagem é concedida a pessoas que deram exemplos de dedicação e serviço ao País e à sociedade brasileira", escreveu o Planalto.
A docente ficou conhecida por ter conseguido salvar boa parte das crianças que estavam na creche Gente Inocente e também lutado contra o vigilante Damião Soares dos Santos, de 50 anos, homem que provocou o incêndio.
Ataque
Nove crianças e uma professora morreram após o vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, colocar fogo na creche onde trabalhava. O caso aconteceu em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, no último dia 5.
Segundo testemunhas, o homem jogou álcool nas crianças e nele mesmo. Depois, ateou fogo. No momento do ataque, mais de 70 crianças, além de 17 funcionários, estavam na escola.
O vigia chegou a ser socorrido com vida e encaminhado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Leia mais:
Governo federal anuncia liberação de recursos para creche e hospital em Janaúba
Mais uma criança vítima do incêndio em Janaúba recebe altaMais duas pessoas que ajudaram no resgate em creche de Janaúba são internadas