Reparo na estrutura danificada por chuvas começa nesta quinta-feira (11) e durará seis dias; motoristas devem usar desvios
Medida vale a partir de quinta-feira (11) e trânsito será restabelecido no dia 16 (DER-MG/Divulgação)
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai interditar a ponte sobre o rio Forquilha, localizada no km 97,5 da rodovia MG-188, entre Unaí e Paracatu. A interdição, que começa nesta quinta-feira (11/9), é necessária para a reconstrução do gabião (estrutura de contenção), que foi danificado pelas fortes chuvas em janeiro. A previsão é que o tráfego seja liberado na próxima terça-feira (16/9).
O DER-MG explicou que um reparo provisório foi feito na época para restabelecer o tráfego, mas agora é preciso realizar o serviço definitivo para garantir a segurança da estrutura e evitar problemas futuros.
Para veículos leves, como carros de passeio, o desvio será por uma via municipal entre os quilômetros 92,8 e 98,1 da MG-188. O trajeto adiciona apenas 7,5 quilômetros ao percurso.
Já para veículos pesados, com mais de 12 toneladas, incluindo vans, ônibus e caminhões, o desvio é mais longo e complexo. O motorista deve acessar a BR-251 e seguir para a MG-181. Depois, deve pegar a LMG-680, a LMG-690 e, por fim, a BR-040, para então retornar à MG-188 em direção a Paracatu. Esse trajeto aumenta o percurso em cerca de 167 km.
A sinalização nos locais dos desvios já está sendo reforçada com placas e faixas para orientar os motoristas.