(WILSON DIAS/AGÊNCIA BRASIL)
Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), marcado para 13 e 20 de novembro, muitos estudantes procuram recuperar o "tempo perdido" com exercícios e resumos para fixar melhor os conteúdos. Porém, na avaliação de especialistas, a prática pode ser um "tiro no pé".
De acordo com o professor o coordenador do Pré-Enem das Faculdades Promove, José Eustáquio Simões, tentar aprender novas matérias pode ser prejudicial. Para ele, a principal dica é não tentar decorar nenhum conteúdo e focar em formas de aprendizados mais leves, como até mesmo filmes de história.
"Neste finalzinho, o que o aluno já aprendeu ele já fixou e já está tranquilo. Procurar coisas novas não vai trazer nenhum benefício, além de poder trazer nervosismo e insegurança. A pessoa não tem que tirar o total dos pontos, ela precisa de uma boa média. O ideal nesse final é dar uma relaxadinha, sugiro assistir filmes que tenham a ver com a história e que podem de alguma forma cair na prova", aconselha.
Para aqueles que não abrem mão de estudar mesmo nos últimos dias, a dica é revisar os conteúdos que os professores acreditam ter uma probabilidade maior de estar na prova, além de simulados que podem ajudar a entender o formato do teste.
"Simulados e resolução de questões ajudam sim, mas não com obrigatoriedade de tempo. O aluno deve procurar fazer um simulado sem tempo determinado e com tranquilidade porque a hora da realidade é a hora da prova. Usar isso de uma forma parcimoniosa também, não precisa ficar maluco para treinar", alerta.
Opinião semelhante tem o coordenador do Pré-vestibular Bernoulli, Breno Pires. Para ele, o momento também deve ser de descanso para a prova, que é longa, estilo maratona, com duração de cinco horas e meia.
"Em geral, na reta final, uma intensificação pode ser problemática. A prova do Enem requer muita resistência. O aluno precisa estar descansado. É o momento de consolidar o que foi aprendido, fazer revisão. A resolução de questões é uma maneira boa de revisar e se acostumar a maneira como o enem cobra os conteúdos", afirma.
O especialista detalha cuidados nesta reta final da preparação, que vão além de dominar o conteúdo, com horários de sono, exercícios físicos, alimentação adequada e relaxamento. Confira abaixo:
Para o dia do exame, o professor também lista alguns cuidados que devem ser tomados:
Veja os horários de aplicação:
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Para o aluno que vai realizar o Enem digital, atenção! A prova não é feita de casa, mas no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional. As informações estão disponíveis na página do participante.