Veja como consultar o valor do imposto cobrado no Estado
Em menos de 10 dias começa o vencimento da primeira parcela do IPVA 2024 para carros com finais de placa 1 e 2 em Minas. No entanto, qualquer proprietário de automóvel que quitar a cota única do imposto até 15 de janeiro terá desconto de 3%. Para pagar, clique aqui.
O imposto reduziu 3,37%, em média, em relação ao ano passado, devido à desvalorização dos veículos usados. O calendário foi lançado oficialmente em 5 de dezembro.
Confira a escala de pagamentos:
Consulta de valores
Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA-MG), a consulta do valor do imposto pode ser feita por meio do número do Renavam do veículo, no site da SEF ou no LigMinas pelo telefone 155, válido para todo o Estado.
Além do pagamento pelo site da Secretaria da Fazenda, os mineiros podem ir até os terminais de autoatendimento ou guichês dos bancos credenciados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB e Santander). Lá, será preciso informar o número do Renavam.
O IPVA em Minas também pode ser pago via PIX, bastando ao contribuinte ter conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs). Para gerar o QR Code, os interessados devem acessar www.fazenda.mg.gov.br e, na área do IPVA, escolher a opção emissão da Guia do IPVA.
Taxa de Licenciamento
Os motoristas devem ficar atentos à data de vencimento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), no valor de R$ 39,36. O imposto deve ser quitado até 31/3/2024, independentemente da placa do veículo.
Assim como o IPVA, o licenciamento também pode ser pago via PIX, ou diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores, bastando informar o número do Renavam.
Atenção aos golpes
Os contribuintes devem ficar atentos em relação aos golpes nos aplicativos de mensagens, internet e redes sociais. A orientação é para que o cidadão não clique em links, QR Codes, código de barras e outros recebidos em celulares ou e-mails.
O site da Secretaria de Fazenda é o único caminho seguro para gerar o QR Code ou emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
Outro ponto importante a ser observado é que, no caso de pagamento via Pix, o beneficiado da operação sempre será o Estado de Minas Gerais (CNPJ: 18.715615/0001-60) e a instituição emissora de QR Code é o Banco Itaú S/A.
Leia mais: