Meio ambiente

Desmatamento no Cerrado de Minas cai 34%, mas 284 km² seguem sob alerta de risco

Redução no estado foi superior à média nacional, de 20,8%

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 08/08/2025 às 16:55.
Sistema do Inpe reproduz alertas diários de alteração na cobertura vegetal, com base em imagens de satélite (Evandro Rodney/Divulgação)

Sistema do Inpe reproduz alertas diários de alteração na cobertura vegetal, com base em imagens de satélite (Evandro Rodney/Divulgação)

Os alertas de desmatamento no Cerrado de Minas caíram 34% entre agosto de 2024 e julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A informação é do Sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A redução no estado foi superior à média nacional, de 20,8%.

O Sistema Deter é uma ferramenta que produz alertas diários de alteração na cobertura vegetal, com base em imagens de satélite. De acordo com os dados do Inpe, o Cerrado mineiro registrou 284 quilômetros quadrados em áreas sob alerta no período mais recente, contra 428 km² nos 12 meses anteriores. 

O sistema emite alertas de corte raso, quando há a completa retirada de vegetação de forma rápida, e também alertas de degradação progressiva, causados sobretudo por incêndios recorrentes.

De acordo com o Governo de Minas, a queda se deve aos avanços no monitoramento e à intensificação da fiscalização. 

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em 2025 foram realizadas cerca de 800 operações de fiscalização no Cerrado mineiro, abrangendo mais de 6 mil hectares.

Ainda conforme o Estado, outro fator que contribui foi o investimento em infraestrutura tecnológica. Minas inaugurou, nos últimos anos, Salas de Inteligência e de Situação de Combate ao Desmatamento. Os espaços contam com computadores de alta performance, painéis de vídeo e equipes técnicas especializadas, permitindo o monitoramento em tempo real de áreas sob risco ambiental.

* Com informações da Agência Minas e da Agência Brasil

Leia mais:

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por