(Bernardo Carneiro / Sejusp / Divulgação)
Congonhas, na região Central de Minas, passa a contar com mão de obra de 16 detentos do presídio da cidade para ajudar na melhoria da infraestrutura urbana e rural. Nesta segunda-feira (7), foi inaugurada uma fábrica de blocos de concreto dentro da unidade prisional, e a produção de duas mil peças diárias deve ser usada no calçamento de ruas.
Essa iniciativa é fruto de um termo de parceria firmado entre a Prefeitura de Congonhas e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).
Para a instalação da fábrica, o Executivo municipal investiu R$ 143 mil na compra de duas betoneiras, duas pranchas vibratórias, além da preparação do espaço, que conta com 304 m², e a instalação de um telhado.
A fábrica deve funcionar de segunda a sexta, no horário comercial, e os presos terão direito à remição de pena: para cada três dias de trabalho é reduzido um na condenação. Os detentos, de 25 anos a 37 anos, foram selecionados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) do presídio, que é uma equipe composta por servidores das áreas psicossocial, saúde, jurídica e segurança.
(*) Com Agência Minas.
Leia Mais: