Unidade informou que desde sexta-feira (25) registrou um aumento de 20% na demanda de pacientes com perfil de maior gravidade
Hospital tem capacidade operacional para atendimento de 90 pacientes simultaneamente e estava com 171 por volta das 13h desta segunda (28) (Hoje em Dia)
O Hospital Risoleta Tolentino Neves divulgou, nesta segunda-feira (28), nota à imprensa informando a respeito de restrições no atendimento de pronto-socorro devido à superlotação. A unidade de saúde informou que serão atendidos apenas casos classificados como emergência (com risco de morte) e muita urgência (que necessitam de atendimento imediato).
O hospital tem capacidade operacional para atendimento de 90 pacientes simultaneamente e, por volta das 13 horas, o pronto-socorro estava com 171 pessoas aguardando atendimento.
O hospital informou, ainda, que desde sexta-feira (25), registrou um aumento de 20% na demanda de pacientes com perfil de maior gravidade, o que impactou na capacidade de admissão de novos casos.
"A diretoria da Instituição já notificou a situação à Rede de Urgência e Emergência de BH, solicitando apoio no processo de referenciamento para outras unidades da Rede SUS. Todos os esforços estão sendo tomados para a retomada segura e habitual da assistência", informou o Risoleta Neves, na nota enviada à imprensa.
O hospital destacou, ainda, ser "importante esclarecer que todos os usuários que já se encontram dentro da Instituição permanecerão sendo atendidos, mas reforçamos a necessidade da restrição temporária da entrada de novos pacientes no Pronto-Socorro para assegurar a qualidade e segurança assistencial".
E que, internamente, "estão sendo adotadas todas as medidas para reavaliação dos doentes, agilização para realização do apoio diagnóstico e de outros recursos que possam assegurar uma desospitalização (alta hospitalar) segura, possibilitando uma movimentação adequada e mais ágil dos pacientes em atendimento ou internação".
A unidade de saúde esclareceu que os pacientes atendidos na triagem e classificados como não-críticos serão informados sobre a situação e que, nestes casos, a orientação será procurar outra unidade de saúde pública de referência. O usuário que decidir aguardar estará ciente das limitações de atendimento.
"O Risoleta lamenta o desconforto gerado para a população de referência neste momento, mas reafirma seu compromisso de, mesmo diante de todos os desafios, prestar uma assistência aos pacientes com segurança e qualidade", finalizou a nota.