Medida vai reforçar a segurança viária e proteger os cidadãos durante o período chuvoso
Placa tem uma luzes piscantes que alertam os motoristas sobre a necessidade de atenção redobrada em dias de chuva (Divulgação / PBH)
Dez novas placas de sinalização para o risco de alagamentos serão instaladas em ruas e avenidas de Belo Horizonte. Os novos equipamentos serão colocados em pontos críticos, como nos cruzamentos da avenida Francisco Sá com rua Cuiabá (Prado); avenida Augusto de Lima com rua Ituiutaba (Prado); avenidas Teresa Cristina e Dom João VI (Cinquentenário); e a trincheira da Avenida Vilarinho (Venda Nova).
Atualmente, três dispositivos do tipo funcionam na capital. As placas contam com uma luz amarela piscante, que alerta os motoristas sobre a necessidade de atenção redobrada em dias de chuva. Uma luz vermelha indica interdição à frente devido a alagamento, apontando que os motoristas não devem seguir adiante. Se o equipamento estiver desligado, não há risco no trecho.
“As placas também trazem alertas com os dizeres ‘Risco de inundação’ e ‘No vermelho, não avance’, reforçando o caráter preventivo da sinalização”, disse o superintendente de operações da BHTrans, Márcio Pacheco.
A data para a instalação das placas não foi informada. Segundo Pacheco, a expansão será feita de forma gradativa, considerando as adequações técnicas necessárias em cada local.
“Os agentes de trânsito também continuam monitorando as condições das vias e podem acionar bloqueios em tempo real nos aplicativos de mobilidade urbana. Ao detectar alagamentos, o agente informa imediatamente a situação da via e os aplicativos atualizam a rota com alerta de bloqueio”, reforça.
A primeira placa sinalizadora da BHTrans começou a operar em fevereiro de 2024 para alertas relativos à rua Joaquim Murtinho e avenida Prudente de Morais, no bairro Santo Antônio, região Centro-Sul. Ela foi instalada entre as ruas Paulo Afonso e Marquês de Maricá.
Outros dois locais receberam o novo sistema de sinalização no primeiro semestre deste ano: rua José Cleto, entre a rua Coronel Jairo Pereira e a avenida Bernardo Vasconcelos (Palmares); e avenida Bernardo Vasconcelos com avenida Clara Nunes (Renascença).
Alertas de chuva seguem sendo enviados à população. Eles podem ser recebidos por qualquer morador da capital. São avisos para risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
* Com informações da PBH
Leia mais: