Quase 30% dos eleitores mineiros ainda não fizeram o procedimento
Eleitora realiza cadastro biométrico em cartório eleitoral de Belo Horizonte; neste sábado (4), unidades em todo o estado estarão abertas para atender a população (Maurício Vieira/Hoje em Dia)
Levantamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG) mostra que quase 30% dos 16 milhões de eleitores no Estado ainda não fizeram o cadastro biométrico. Na tentativa de ampliar os números, todos os cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor das cidades mineiras estarão abertos neste sábado (4), das 9h às 17h.
A iniciativa recebeu o nome de "Dia B". Segundo o secretário de eleições do TRE-MG, Pablo Aragão, a meta é chegar a 85% dos eleitores com a biometria cadastrada até o fim deste ano - atualmente são 71%.
"O objetivo dessa ação é facilitar o acesso ao serviço eleitoral, justamente porque estaremos atendendo em um dia de sábado. Então, aquela pessoa que eventualmente não consegue o atendimento porque está trabalhando, poderá buscar esse serviço no sábado", explica o secretário.
Apesar da coleta biométrica não ser mais obrigatória em Minas, o procedimento garante maior segurança ao eleitor. O cadastramento é uma medida para evitar fraudes no momento do voto.
Além da coleta de biometria, estarão disponíveis neste sábado (4) os seguintes serviços:
Para ser atendido, basta levar os seguintes documentos:
Os endereços dos cartórios eleitorais de Minas podem ser conferidos no site do TRE.
De acordo com calendário divulgado pelo TRE, o cadastro eleitoral para as eleições do ano que vem fecham em 6 de maio de 2026. Até essa data, os eleitores devem ter realizado o alistamento eleitoral, cadastramento biométrico, transferência e regularização do título de eleitor.
A partir do dia 16 de agosto de 2026, começa oficialmente o período de propaganda eleitoral. O primeiro turno das votações será realizado em 4 de outubro. Caso ocorra 2º turno, os eleitores voltam às urnas em 25 de outubro.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: