homenagens aos mortos

Dia de Finados movimenta cemitérios em BH com celebrações religiosas e música

Da Redação
Portal@hojeemdia.com.br
02/11/2022 às 10:58.
Atualizado em 02/11/2022 às 13:54
 (Pedro Gontijo/Hoje em Dia)

(Pedro Gontijo/Hoje em Dia)

A tradicional chuva do Dia de Finados não deve prejudicar a visitação de pelo menos 100 mil pessoas que são esperadas nos quatro cemitérios públicos municipais de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (2).

No Bonfim, Paz, Saudade e Consolação os visitantes serão recebidos com uma operação especial que inclui até um código de resposta rápida (QR Code) que pode ser facilmente escaneado pela câmera de telefones celulares para localizar o jazigo procurado. 

Pelo telefone, o usuário tem acesso ao Sistema de Necrópoles do Município (SINEC) para verificar mapas e obter a localização exata da quadra e do jazigo, depois de inserir na  plataforma o nome completo do falecido na aba de pesquisa. Mas cartazes, mapas e faixas indicativas também vão auxiliar a população na localização dos túmulos. 

Os cemitérios municipais funcionam das 7h às 17h30 e contam com reforço de funcionários para atendimento ao público, orientação sobre localização e esclarecimentos de dúvidas quanto à regularização de pendências, que poderão ser sanadas posteriormente, no atendimento administrativo. 

A operação da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) conta com apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar de Minas Gerais, BHTrans, Fiscalização da PBH e do Centro Integrado de Operações COP/BH da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção.

Missas e flores 

Estão previstas celebrações de missas e também atividades de acolhimento oferecidas por diversos segmentos religiosos.

Não haverá venda de flores dentro dos cemitérios, mas do lado de fora é possível encontrá-las em uma barraca. A prefeitura pede aos visitantes que levem flores naturais, preferencialmente fora de vasos que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito da dengue).
 
Cemitérios particulares

  • Bosque da Esperança

O Bosque da Esperança espera receber cerca de 25 mil pessoas. Entre os visitantes que relembram parentes e amigos, também há fãs que homenageiam artistas famosos, como os cantores Wando e Vander Lee, que estão sepultados no cemitério.

A tradicional chuva de pétalas, realizada há mais de 33 anos, está prevista para às 10h15, com a chegada do helicóptero.

Durante a realização de missas, de manhã e à tarde no cemitério, serão montadas oficinas infantis sobre a vivência do luto. Uma equipe dedicada estará à disposição para reunir as crianças, com diversas atividades como  contação de histórias, teatro infantil, criação de mensagens escritas e desenhos, que estimulem a reflexão, o diálogo e a compreensão da perda.

  • Parque da Colina

No Cemitério e Crematório Parque da Colina, no bairro Bairro Nova Cintra, região Oeste da capital, haverá missa celebrada pelo Padre Manoel José Godoy, às 15h30.

Além disso, haverá participação dos educandos do Instituto Mano Down em atividades de acolhimento aos visitantes e em apresentações musicais durante missas. Os visitantes poderão  também medir a pressão arterial, entre outras atividades. 

Programação 

  • 09h: Missa com Pe. Manoel Godoy.
  • 11h: Missa com Pe. Manoel Godoy.
  • 15h: Missa com Pe. Manoel Godoy.
  • 17h: Missa com Arcebispo Dom Walmor de Oliveira Pereira e apresentação de Dudu do Cavaco, do Instituto Mano Down, com o Maestro Daniel durante a missa. 

O horário de funcionamento será das 7h às 17h. Para quem não puder prestar homenagem presencialmente, a principal novidade é a plataforma digital para criação e compartilhamento de vídeos de recordação e homenagens aos entes queridos, de forma gratuita.

  • Parque Renascer Cemitério e Crematório

Os visitantes poderão assistir às missas que voltam a ser celebradas neste ano, pela primeira vez após a flexibilização das medidas da pandemia. Às 10h a missa será presidida por dom Nivaldo Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A visitação será das 7h30 às 17h30, com expectativa de receber 15 mil pessoas.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por