Padroeiro dos motoristas

Dia de São Cristóvão é comemorado com missas, procissão e barraquinhas em BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
25/07/2023 às 09:54.
Atualizado em 25/07/2023 às 10:02
 (Reprodução / Arquidiocese de BH)

(Reprodução / Arquidiocese de BH)

Católicos de todo o país comemoram nesta terça-feira (25) o Dia de São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas e viajantes. Para celebrar a data, a paróquia de mesmo nome, na região Noroeste de Belo Horizonte, preparou uma programação especial, com missas, procissão luminosa, barraquinhas e benção dos motoristas.

As comemorações da 73ª festa em honra à São Cristóvão, se iniciaram no dia 16 deste mês, com uma novena. Nesta terça estão previstas quatro missas e quatro recitações dos terços Mariano e da Misericórdia ao longo do dia. Após a recitação dos terços, o padre da paróquia concede bênção a motoristas, ciclistas, taxistas, motociclistas, caminhoneiros e pedestres.

Às 19h, após o fim da última celebração eucarística, os fiéis saem em procissão luminosa com a imagem de São Cristóvão. Em seguida será realizada uma “barraquinha” no “beco do Sô Cristóvão”.

Protetor dos viajantes

São Cristóvão foi martirizado no dia 25 de julho em Anatólia, atual Turquia. A imagem mais comum do santo é representada por um homem barbudo, que carrega o Menino Jesus nos ombros, ajudando-o a atravessar um rio. O Menino Jesus segura o mundo nas pontas dos dedos, como se brincasse com uma bola.

A lenda conta que o gigante Reprobus queria prestar serviço ao rei mais poderoso do mundo. Após ter servido o Diabo, ele começou a buscar Jesus Cristo. Certo dia, encontrou um eremita que lhe sugeriu construir uma cabana às margens de um rio, cujas águas eram perigosas, e colocar-se à disposição das pessoas a atravessá-lo, uma vez que tinha uma estatura gigantesca.

Um belo dia, o bom gigante ouviu uma voz de criança, que lhe pedia ajuda: era um menino que queria atravessar o rio. O gigante colocou a criança sobre os ombros e a carregou para o outro lado do rio perigoso. Enquanto fazia a travessia, o peso da criança aumentava cada vez mais e, com muito custo, o gigante conseguiu chegar à outra margem. Lá, o menino revelou sua identidade: era Jesus e o peso, que havia carregado, era o do mundo inteiro, salvo pelo sangue de Cristo.

Esta lenda fez com que São Cristóvão fosse conhecido como padroeiro dos barqueiros, peregrinos, viajantes e motoristas.

Confira a programação da paróquia São Cristóvão em BH:

  • 5h30 – Recitação do Terço da Misericórdia e Ladainha de São Cristóvão
  • 6h Celebração Eucarística
  • 12h – Recitação do Terço Mariano e Ladainha de São Cristóvão
  • 12h30 – Celebração Eucarística
  • 15h – Recitação do Terço da Misericórdia e Ladainha de São Cristóvão
  • 15h30 – Celebração Eucarística
  • 18h – Recitação do Terço Mariano e Ladainha de São Cristóvão
  • 19h Celebração Eucarística seguida de procissão luminosa com a imagem de São Cristóvão
Paróquia São Cristóvão fica na Praça São Cristóvão, no bairro de mesmo nome, na região Noroeste da cidade.
© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por