Protetor dos pets

Dia de São Francisco de Assis: em BH, Igrejinha da Pampulha terá bênção de animais

Representações do santo por meio da arte valorizam a cultura popular

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
03/10/2024 às 20:38.
Atualizado em 04/10/2024 às 13:05

Nesta sexta-feira (4) a Igreja Católica celebra o Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais. Visitas, missa e bênção dos pets estão previstas na Igrejinha da Pampulha. Outras celebrações estão previstas até domingo (6), com momentos de reflexão, oração e comunhão.

A bênção dos animais está marcada para 18h desta quinta. Basta o tutor ir à igreja, que leva o nome de Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis. O endereço é avenida Otacílio Negrão de Lima, 3.000. 

No domingo ocorre a festa dedicada ao padroeiro. Dom José Otacio Oliveira Guedes, bispo auxiliar da nossa Arquidiocese, preside a santa missa, às 10h30. Ao longo do dia, também haverá a bênção dos animais. Mais informações podem ser obtidas (31) 988763047 (WhatsApp).

Veja a programação desta quinta

  • 10h30 - Visita temática - "São Francisco de Assis e Laudato Si": Uma Perspectiva Ecológica"
  • 15h30 - Visita temática - "São Francisco de Assis e Laudato Si": Uma Perspectiva Ecológica"
  • 18h - Terço Mariano e benção dos animais
  • 18h30 - Missa de São Francisco
  • 19h30 - Lucernário Franciscano em frente ao Santuário

São Francisco de Assis

Nascido na Itália, em 1182, Francisco de Assis renunciou aos bens materiais e dedicava-se aos doentes e pobres. Ele pregava a humildade absoluta e o amor aos pássaros e à natureza.

O Dia de São Francisco relembra a data da morte do religioso, em 4 de outubro de 1226, aos 44 anos.

Ele se tornou uma das figuras mais populares e emblemáticas da história da Igreja Católica. 

Arte e religiosidade

No Brasil, país com o maior número de católicos do mundo, o flerte entre arte e religiosidade resulta em representações do santo que mesclam as características tradicionais com elementos regionais da cultura popular. 

“Embora ele seja um santo católico, por aqui foi se transformando numa figura que transcende a religião, passando a provocar apreço e identificação por conta das representações que dialogam com a brasilidade. Mesmo mantendo sua típica túnica marrom, com uma corda amarrada à cintura e sandálias simples de couro, alguns artesãos e artistas, a partir de uma mesma referência, imprimem características que remetem ao bom humor e à afetividade do brasileiro”, afirma o curador Lucas Lassen, responsável pela Paiol, marca que atua com artesanato e arte popular brasileira e conta com mais de 20 modelos diferentes do santo. 

Ainda de acordo com Lassen, São Francisco é representado por diversos artistas de diferentes regiões do país e ganha adaptações a partir de técnicas e materiais distintos. 

VEJA FOTOS:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por