Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças mobiliza ação no Mineirão

Gabi Santos - Hoje em Dia
18/05/2013 às 08:18.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:47

Uma festa do tamanho do estádio. Com faixas, cartazes e muita batucada, 3 mil crianças e adolescentes de escolas públicas de Belo Horizonte deram um abraço simbólico no Mineirão. O evento fez uma alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil, celebrado neste sábado (18).

A concentração dos estudantes ocorreu na manhã dessa sexta-feira (17), a partir das 8h. Uma hora e meia depois, eles deram as mãos e tomaram conta da esplanada do estádio. A data é comemorada desde 1973. Tem como objetivo difundir a necessidade de se incrementar campanhas e chamar a atenção para o combate a esse tipo de crime.

Mobilização

Para a professora Juliana Rosa da Silva, da Escola Municipal Professor João Camilo de Oliveira Pena, no bairro Califórnia (zona Norte), iniciativas como a do abraço simbólico ajudam a mobilizar a comunidade.

“Muitas vezes, uma criança tem um comportamento agressivo na escola porque está sendo abusada. Isso precisa ser denunciado”, diz a educadora, que participou do evento com dezenas de alunos.

Ela também destacou a importância de os pais se envolverem mais na vida escolar dos filhos e se interessarem pela rotina deles.
Para a secretária Municipal de Políticas Urbanas, Gláucia Brandão, o evento “sensibilizou a sociedade para que participe da campanha de proteção às crianças”.

Copasa

O Mineirão foi escolhido, entre outros prédios da capital, por causa da proximidade dos jogos da Copa das Confederações, em junho, e da Copa do Mundo, no ano que vem, quando a cidade deverá receber milhares de turistas. Boa parte virá do exterior.

O abraço foi promovido pelo governo do Estado, prefeitura de BH, Ministério Público Estadual, órgãos públicos e empresas privadas. Também serviu para divulgar o número dos telefones para denúncia: 100, do governo federal, e 0800 031 11 19, do governo de Minas. O anonimato do informante é garantido.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por